Estudantes neotrentinos participam da Olimpíada Brasileira de Matemática e são classificados para segunda etapa

Os estudantes das escolas de ensino fundamental dos bairros Trinta Réis, Aguti e Claraíba participaram da primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Direcionada aos alunos de 5ª a 8ª série, a Olimpíada classificou um número significativo de estudantes das escolas municipais. No total foram 22, sendo que dois estudantes (um em cada nível) obtiveram a melhor pontuação na OBMEP: José Cláudio Brogni, de Aguti (5ª a 6ª série) e Letícia Motta, de Claraíba (7ª a 8ª série).

A OBMEP é um concurso promovido pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Matemática Pura Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática, sendo direcionada aos alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e, também, aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas, estaduais e federais. Todos os participantes concorrem a prêmios, de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação também concorrem a prêmios.

A primeira etapa da OBMEP ocorreu em Nova Trento no fim do mês de agosto. As provas foram aplicadas pelos professores de matemática, com material enviado às escolas em envelopes lacrados, que só foram abertos minutos antes de dar início às provas. Todas foram recolhidas e corrigidas. Aquelas que se classificaram com o melhor desempenho (pontuação maior) foram encaminhadas para a coordenação geral da OBMEP, em envelopes sempre lacrados, sob responsabilidade do diretor escolar.

As escolas neotrentinas participantes foram a Escola de Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho (Claraíba), Escola de Ensino Fundamental do Aguti (Aguti) e Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle (Trinta Réis), com todos os alunos inscritos. Segundo a Supervisora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Naide Feller, os alunos foram classificados para a segunda etapa do OBMEP de acordo com critérios estipulados pela coordenação geral. Um desses critérios tem o número calculado por inscrições de alunos.

Na escola do bairro Trinta Réis, sete alunos se classificaram em cada nível (5ª a 6ª série; 7ª a 8ª série), num total de 14 alunos. Na escola de Claraíba, foram classificados três alunos em cada nível, num total de seis alunos. E, na escola de Aguti, três alunos foram selecionados, apenas no nível de 5ª a 6ª série.


Preparando-se para a segunda etapa do OBMEP

No próximo sábado, 24 de outubro, acontece a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, a partir das 14h30min. Os estudantes neotrentinos foram classificados, tendo seus nomes divulgados na Internet (www.obmep.org.br). No total foram 850 mil alunos selecionados, dentre os 19 milhões e 200 mil que participaram. “É muito gratificante termos um grupo de alunos concorrendo nesta Olimpíada a nível de Brasil. Quem sabe agora, nesta segunda etapa, teremos alguns vencedores para o nosso município, o que nos deixaria muito felizes. Mas, independente disso, já somos vencedores”, destaca Naide Feller.

No dia 11 de dezembro ocorrerá a divulgação dos alunos premiados. Serão 300 medalhas de ouro, 900 medalhas de prata, 1.800 medalhas de bronze, além de certificados de Menção Honrosa a até 300 mil alunos. Os professores serão premiados com placa de homenagem e coleção de livros escolhida pela Direção Acadêmica da OBMEP. A premiação dos professores, escolas e Secretarias está vinculada à premiação dos alunos. Para as escolas vencedoras serão concedidos kits esportivos, livros/vídeos para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências, a cada uma das 81 escolas municipais ou estaduais que alcançarem o maior número de pontos. Para as Secretarias Municipais de Educação serão entregues troféus.


Estudantes Classificados


Escola de Ensino Fundamental do Aguti (Aguti)

Nível I (5ª a 6ª série):

Amabile Maria Orlandi

Cristiano Rengel

José Cláudio Brogni


Escola de Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho (Claraíba)

Nível I (5ª a 6ª série):

Giovana Tambosi

Jéssica Cristina Baz

Juliana Alini Moresco


Nível II (7ª a 8ª série):

Catea Regina Wilcke

Letícia Motta

Nicolas Bertoldi


Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle (Trinta Réis)

Nível I (5ª a 6ª série):

Alice Mazera

Jaqueline Perotoni

Jefferson Giovani Quaiato

Juliana Ferreira

Lidia Carmesini

Natália Maria Voltolini

Tadeu Emanuel Scalvin


Nível II (7ª a 8ª série):

Igor Correa

Jean Carlos Dell'Antonio

Luana Yanat Marchi

Maiara Dell'Agnolo

Marcos Wolf

Vagner Raiser