Comerciantes manifestam-se favoráveis ao uso de sacolas retornáveis
Proprietários dos maiores supermercados neotrentinos, padarias, verdureiras, restaurantes e os vereadores municipais participaram de uma reunião à convite do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, na noite desta quarta-feira, 30 de setembro, na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni. O encontro teve como objetivo tecer esclarecimentos sobre o Projeto de Lei que dispõe sobre a substituição de sacolas plásticas (que levam até 400 anos para se decompor), por sacolas retornáveis e/ou ecológicas, que se decompõem em até 18 meses.
A iniciativa faz parte do Projeto Plantando um Futuro Limpo, promovido pela Epagri, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento. Na noite de quarta-feira, a Epagri e o Projeto Microbacias 2 projetaram um filme educativo relacionado ao uso de sacolas plásticas e suas consequências ao planeta. Em seguida, o Projeto de Lei (nº 043/2009 que tramita na Câmara de Vereadores) foi exposto e debatido, artigo por artigo, pelo Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi e a extensionista da Epagri, Cinelândia Maria Venier Cipriani. Os comerciantes puderam fazer suas críticas e sugestões ao Projeto de Lei, que ainda não foi analisado pelo legislativo em sessão.
“Para nossa surpresa, o grupo, em sua grande maioria está consciente que a medida é louvável, se pensarmos na qualidade de vida das futuras gerações. E, independente se o Projeto de Lei for aprovado ou não, grande parte do comércio vai aderir à sacola retornável”, destaca a extensionista Cinelândia.