Dia da Árvore será comemorado com palestras de conscientização em Nova Trento

Há 30 anos, o Brasil instituiu o dia 21 de setembro como do Dia da Árvore, data em que marca também o início da Primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. Na segunda-feira que vem (21) e nos demais dias daquela semana, a Epagri, numa ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente comemoram o Dia da Árvore com palestras nas unidades escolares, promovendo conscientização e motivação a todos os alunos das séries iniciais do município de Nova Trento.

Segundo a extensionista da Epagri de Nova Trento, Cinelândia Maria Venier Cipriani, na próxima segunda-feira, 21 de setembro, palestras serão ministradas pela mesma extensionista nas creches do Centro e bairro Trinta Réis. Palestras de conscientização também serão proferidas nas escolas das localidades de Pitanga (dia 22) e Aguti (dia 24), para alunos das séries iniciais. “Na localidade de Pitanga, juntamente com os alunos vamos iniciar a plantação da mata ciliar, atrás da Escola”, destaca Cinelândia.

Ainda no dia 21 de setembro, crianças do pré-escolar a 4ª série receberão mudas de plantas na loja dos Supermercados Archer de Nova Trento. O convite partiu do próprio gerente do empreendimento, que faz questão de distribuir as mudas aos educandos, conscientizando-os sobre a importância de preservar o meio ambiente. A ação vai de encontro ao projeto “Plantando um Futuro Limpo”, que promove diversas ações de conscientização no município.

Árvores tombadas como patrimônio natural permanente

O Decreto nº 085/2006, baixado pelo prefeito em exercício na época, Orivan Jarbas Orsi, tombou como patrimônio natural permanente diversas árvores do município de Nova Trento. Elas estão espalhadas por diversas localidades, como Bonito, Aguti, Centro, Trinta Réis e Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro.

São elas:

Figueira (1): Agenor Cavilha, Poço Bonito