Prefeitura Municipal de Nova Trento investe em educação

Laboratórios de Informática, transporte escolar, reforma e ampliação de escolas. Diversos projetos voltados para a educação dos neotrentinos são prioridade da administração municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. Todas as iniciativas tornam-se realidade a partir do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Salário Educação e recursos próprios da Prefeitura Municipal de Nova Trento.

Um dos projetos mais esperados pelas comunidades de Aguti e localidades próximas, viabilizado pelo Salário Educação e por recursos próprios da administração municipal é a reforma e ampliação da Escola de Ensino Fundamental do Aguti. Nesta segunda-feira, 14 de setembro, uma processo licitatório na modalidade de tomada de preços foi realizado e a empresa Dalsenter Engenharia e Construtora Ltda foi a vencedora, sendo a obra orçada em R$ 304.449,83. A partir da ordem de serviço (que pode ser emitida somente a partir da semana que vem), a empresa de engenharia e construção tem prazo para realizar a obra em até 150 dias.

O projeto prevê, inicialmente, a construção de quatro salas de aula, banheiros masculinos e femininos. Posteriormente, serão efetuadas modificações no prédio antigo: construção de uma nova cozinha, área de serviço, biblioteca, laboratório de informática, sala de professores, direção e secretaria, banheiro e sala para armazenar material de Educação Física.

Outro projeto por meio do Fundeb consiste na implantação de laboratórios de informática nas Escolas do Claraíba e Trinta Réis. Com um investimento de R$ 39.688,00 serão adquiridos 30 computadores e cinco impressoras, que serão distribuídos nas duas escolas. A compra dos equipamentos foi autorizada na semana passada e, em no máximo 15 dias, estarão instalados. As empresas que fornecerão os produtos são a WA Comércio Ltda, Vegine e Cia, Expressão Comércio de Materiais de Informática e Serviços Ltda, Irmãos Bohrer Eletroeletrônicos Ltda e Tina Comércio Ltda.

Até o fim desta semana, dois novos veículos estarão à disposição para transporte escolar da Prefeitura Municipal de Nova Trento. São duas kombis, com capacidade para 15 e 12 passageiros, respectivamente. O investimento por meio do Fundeb é de R$ 102.700,00, sendo que a empresa vencedora do pregão foi a São João Automóveis (Bóca Mafra).

Além destes projetos, a administração municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes viabiliza com recursos do Fundeb a compra de 11 filtros e 11 bebedouros para toda a rede municipal de ensino. Serão investidos R$ 28.992,00, sendo que a empresa vencedora foi a Tina Comércio Ltda.