Nova etapa de vacinação contra paralisia infantil inicia nesta segunda-feira em Nova Trento
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento já se prepara para a segunda etapa de vacinação contra a poliomielite, ou paralisia infantil, que inicia na próxima segunda-feira, 14 de setembro. No sábado, 19 de setembro, “Dia D” da vacinação, os postos de saúde do Centro, Claraíba e Trinta Réis estarão abertos das 8h às 17h para aplicar a dose em todas as crianças de zero a cinco anos. A segunda etapa de vacinação ocorreria no dia 22 de agosto, mas precisou ser transferida em função da Gripe A.
De acordo com a responsável pela imunização, Clarinda Bottamedi Cipriani, na etapa anterior, cujo “Dia D” foi dia 20 de junho, mais de 100% das crianças foram imunizadas no município. Vale lembrar que a vacina não tem contraindicação, e todas as crianças na faixa etária prevista devem receber a segunda dose da vacina. O Brasil não registra casos de paralisia infantil há muitos anos, mas a vacina deve ser mantida. A doença é causada por uma infecção viral do polivírus, podendo se manifestar de forma moderada ou severa. Nos casos mais graves, pode levar à morte.
Para atender todas as localidades do município, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento organizou uma escala de atendimento em todas as localidades do município. Nos dias 15 e 16 de setembro, terça e quarta-feira, as agendes de saúde percorrerão as comunidades do interior do município. As doses da vacina continuarão sendo aplicadas no dia 17, quinta-feira, nas localidades mais próximas do centro, como Vígolo, Claraíba, Ponta Fina Norte, Ponta Fina Sul, Mato Queimado, Frederico. “Mas, o Dia Nacional de Vacinação será no sábado, 19 de setembro. Os postos do Centro, Claraíba e Trinta Réis atenderão em todo o dia”, explica Clarinda.
Mais de 400 mil crianças devem ser vacinadas contra a paralisia infantil em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde distribuiu 700 mil doses de vacinas para todos os municípios catarinenses. Para os pais, a orientação é que levem a caderneta de vacinação de seus filhos, para atualização ou esclarecimento de dúvidas em relação ao calendário básico de vacinas.