Desfile Cívico de 7 de Setembro reúne mais de três mil pessoas em Nova Trento

Estudantes, entidades, fanfarras do Vale do Rio Tijucas e a Banda Musical Padre Sabbatini, de Nova Trento, deram um brilho especial ao Desfile Cívico em alusão à Independência do Brasil de Portugal. O evento, que iniciou às 9 horas de ontem (7), na rua Santo Inácio, centro de Nova Trento reuniu aproximadamente três mil pessoas, segundo informações da Polícia Militar de Nova Trento. Após mais de 20 anos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Esportes promoveu o resgate desta tradição e reacendeu o civismo, a história e a solidariedade dos neotrentinos.

Em comemoração à data, a programação do Dia da Independência iniciou às 6 horas, com a alvorada. Fogos de artifício e sons de trompetes, entoados pelos músicos Antero Ribeiro e André Marchi puderam ser apreciados pelos neotrentinos. A partir das 8 horas, uma missa solene foi celebrada da Igreja Matriz São Virgílio. A partir das 9 horas, o desfile cívico iniciou na rua Santo Inácio, na proximidade do Posto Nova Itália, prosseguindo até o Coreto Municipal Nicolau Bado.

Mais de 40 grupos formados por estudantes municipais e estaduais, entidades municipais, estudantes universitários, Fanfarras Municipais de Canelinha e São João Batista e a Banda Musical Padre Sabbatini desfilaram pela principal rua do município. Na primeira parte do desfile, os alunos das escolas municipais dos bairros Trinta Réis, Claraíba, Pitanga, Aguti e Baixo Salto, e a Escola de Educação Básica Francisco Mazzola recriaram diversos episódios históricos, desde o período pré-colonial até os dias de hoje.

Posteriormente, representantes dos seguintes movimentos compuseram o desfile: Apae de Nova Trento, Conferência Municipal de Educação (CONAE), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Fundeb e Conselho Tutelar do município, estudantes e agentes do Programa Nacional de Resistência às Drogas (Proerd), participantes da Associação Neotrentina de Estudantes de Cursos Superiores (ANECS), representantes do grupo Uniasselvi/Assevim (Brusque) e alunos participantes do Projeto Doce Canto e sua Flauta, sob coordenação de Rosimar Franzoi, que entoaram a música Asa Branca, do folclore brasileiro.

Na segunda parte do desfile, destaque para as crianças da educação infantil do município, composta pelas creches e pré-escolas, que evidenciaram o tema Meio Ambiente e qual o “Planeta Sonho” que elas almejam. A terceira parte ficou composta pelas Secretarias Municipais de Saúde e do Bem Estar Social e Habitação e a Comissão Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (CMJEL), que realizaram o desfile em parceria com o Hospital Imaculada Conceição, Santuário Santa Paulina, Associação Comunitária São Virgílio Pró-anciãos, Coral São Virgílio, Sociedade Recreativa Primavera, entre outras entidades neotrentinas, que deram destaque à saúde, à cultura e ao esporte.

Fanfarras e Banda Musical Padre Sabbatini abrilhantam evento

As Fanfarras Municipais de Canelinha e São João Batista participaram da abertura e finalização do Desfile Cívico de Nova Trento. Com as tradicionais marchas, adolescentes e adultos que compõem as fanfarras abrilhantaram o evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento.

O fim do desfile foi marcado pela execução dos hinos Nacional e da Independência, pela centenária Banda Musical Padre Sabbatini, que marcou presença no Coreto Municipal Nicolau Bado. A Bandeira do Brasil foi hasteada em frente ao Salão Paroquial São Virgílio pelo prefeitura municipal, Orivan Jarbas Orsi, e a presidente da Câmara de Vereadores, Rosi Battisti Tamanini. Orsi fez questão de destacar a importância de resgatar esse evento em Nova Trento, após mais de 20 anos. “Assim, valorizamos a cidadania, repensando nossos direitos e deveres como cidadãos”, afirma Orivan Jarbas Orsi em discurso.

Momento especial durante desfile

Integrantes da antiga fanfarra neotrentina, reunidos na semana anterior do Desfile Cívico, verificaram a existência de alguns instrumentos musicais pertencentes à fanfarra, que estavam guardados na Escola de Educação Básica Francisco Mazzola. Animados pela ideia da reativação da fanfarra municipal, os “veteranos” propuseram ensaios e participaram do Desfile Cívico de 7 de Setembro, mesmo com poucos instrumentos reunidos e outros emprestados da Banda Musical Padre Sabbatini. Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, até o próximo ano a Fanfarra Municipal de Nova Trento será reativada. Com ajuda de subvenção (R$ 20 mil) prometida pelos deputados estaduais Rogério Mendonça (Peninha – PMDB) e Jean Kuhlmann (DEM), novos instrumentos poderão ser adquiridos para compor a nova fanfarra de Nova Trento.

Crédito das Fotos: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento