Cidade Digital poderá ser realidade em Nova Trento

Projeto prevê instalação de Internet gratuita em escolas e postos de saúde de todo o município

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, através do setor de Informática planeja a instalação de Internet gratuita em todas as escolas e postos de saúde do município. Futuramente, o objetivo é ampliar o projeto para todas as áreas da cidade, contemplando pessoas que nunca tiveram acesso à rede mundial, na chamada Cidade Digital. Para incrementar e tornar o projeto viável, o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi e o técnico de Informática, Emerson Casas Salvador reuniram-se com representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, na manhã de sexta-feira, quatro de setembro.

O diretor de Ciência e Tecnologia da SDS, Marcelo José Cavalcanti e o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Alexandre de Sena informaram ao prefeito que diversos projetos podem ser feitos, em diferentes áreas, junto a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A (Badesc). Cavalcanti acredita que não haverá dificuldades para a instalação da Cidade Digital e de outros projetos, especialmente aqueles que contemplam o turismo, tão evidente em Nova Trento. “O Badesc, através do Programa Fundo Estadual para Desenvolvimento Sustentável está disponibilizando R$ 1 bilhão para investir em diversas áreas, em todos os municípios catarinenses. Basta apresentar projetos e documentação”, relata o diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável.

“Se o projeto der certo, Nova Trento será a primeira cidade 100% digital”, completa Marcelo José Cavalcanti, que acredita na efetivação da Cidade Digital no município neotrentino. Neste primeiro momento, o diretor e o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação farão análises sobre a cobertura de Internet através dos mapas oficiais do município. Em seguida, após apresentação de projetos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Governo do Estado e Badesc, os objetivos podem se tornar realidade. A primeira etapa interligará todas as unidades de saúde e educação do município. Posteriormente, planeja-se estender o benefício aos neotrentinos, além de instalar câmeras de segurança e disponibilizar o serviço também em celulares que possuam tecnologia compatível.