Nova Trento reacende civismo em Desfile da Independência

Evento ocorre em toda a extensão da rua Santo Inácio, centro de Nova Trento, nesta segunda-feira, 7 de setembro

Após mais de 20 anos, entidades, estudantes e toda a população de Nova Trento voltam a realizar e prestigiar o desfile cívico em alusão à Independência do Brasil de Portugal, reacendendo o espírito cívico, a história e a solidariedade. O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Nova Trento, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes ocorre segunda-feira, 7 de setembro, na rua Santo Inácio, centro de Nova Trento. O desfile contará com a presença de todos os estudantes das redes municipal e estadual, entidades municipais, Banda Musical Padre Sabbatini e Fanfarras Municipais das cidades de Canelinha e São João Batista.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, responsável pelo evento, no Desfile Cívico de 7 de Setembro serão enfocados três temas: Educação, Meio Ambiente e Saúde. Com o primeiro tema, os estudantes e representantes de diversas entidades vinculadas à educação evidenciarão a história do Brasil desde o período pré-colonial até o dias de hoje. Participarão deste momento as escolas municipais dos bairros Trinta Réis, Claraíba, Pitanga, Aguti e Baixo Salto, a Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, Apae de Nova Trento, representantes da Conferência Municipal de Educação (CONAE), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Fundeb e Conselho Tutelar do município, estudantes e agentes do Programa Nacional de Resistência às Drogas (Proerd), participantes da Associação Neotrentina de Estudantes de Cursos Superiores (ANECS), representantes do grupo Uniasselvi/Assevim (Brusque) e alunos participantes do Projeto Doce Canto e sua Flauta, sob coordenação de Rosimar Franzoi.

O tema Meio Ambiente será trabalhado pelos alunos da educação infantil do município, composta pelas creches e pré-escolas, que destacarão a situação atual do planeta e qual o “Planeta Sonho” que as crianças almejam. O terceiro tema, Saúde, envolverá também o esporte e a cultura desenvolvidas no município. As Secretarias Municipais de Saúde e do Bem Estar Social e Habitação e a Comissão Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (CMJEL), participarão em conjunto com o Santuário Santa Paulina, o Hospital Imaculada Conceição, a Associação Comunitária São Virgílio Pró-anciãos, Coral São Virgílio, Sociedade Recreativa Primavera, entre outras entidades neotrentinas.

Além disso, a Banda Musical Padre Sabbatini, de Nova Trento, abrilhantará o evento com execução de músicas no Coreto Municipal Nicolau Bado, e as Fanfarras Municipais de Canelinha e São João Batista também compõem o desfile oficial do município neotrentino. “Esperamos que todos os neotrentinos e demais visitantes estejam presentes neste grande evento do nosso município”, disse a Secretária Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento, Rosita Sônia Valle Tridapalli, que estendeu o convite a todas as autoridades municipais, estaduais e do Vale do Rio Tijucas.

Programação (Feriado, 7 de setembro):

6h: Alvorada, com fogos de artifício e sons de cornetas

8h: Missa solene, na Igreja Matriz São Virgílio

9h: Desfile cívico, com a presença de estudantes da rede municipal e estadual de ensino, estudantes universitários, entidades municipais, Banda Musical Padre Sabbatini e Fanfarras Municipais de Canelinha e São João Batista.