Secretário Dado Cherem entrega novo eletrocardiograma em Nova Trento
O Secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem participou da entrega no novo eletrocardiograma para o município de Nova Trento, na tarde desta sexta-feira, 28 de agosto. A solenidade contou com a participação do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, que realizou o primeiro exame com o novo equipamento. O vice-prefeito de Nova Trento, Pedro Piva Neto e o Secretário Municipal de Saúde de Nova Trento, Godofredo Luiz Tonini também participaram da entrega, bem como o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), Celso Della Giustina, o Prefeito Municipal de São João Batista, Aderbal Manuel dos Santos, o ex-prefeito de Canelinha, Eloir João Reis (Lico) e demais funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento.
“Além deste aparelho, outros 49 estão sendo instalados hoje em todo o Estado de Santa Catarina. Ele pode ser um equipamento barato para o Estado (em torno de R$ 6 mil), mas é através dele que muitas vidas podem ser salvas”, frisou o Secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, antes de assinar o termo de entrega do novo eletrocardiograma para a Unidade Sanitária Madre Paulina. “Em nome do governador Luiz Henrique e do vice Leonel Pavan nos colocamos à disposição de Nova Trento. Sempre vamos ajudar esse município, pois sabemos que aqui há seriedade e comprometimento social”, completou o Secretário de Estado da Saúde.
O Secretário Municipal de Saúde de Nova Trento, Godofredo Luiz Tonini agradeceu mais uma vez a presença do Secretário de Estado em Nova Trento e a sua vontade em ajudar o município, e destacou a importância deste equipamento para os neotrentinos. “Aqui as pessoas terão toda a segurança, podendo realizar seus exames no próprio município, sem precisar se deslocar para outros lugares”, assinalou Tonini.
O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi reiterou as palavras do Secretário Municipal de Saúde e agradeceu novamente a vinda do eletrocardiograma. “Sabemos que este exame custa apenas R$ 30,00 atualmente, mas para um trabalhador que ganha apenas um salário mínimo, este valor já é muito em seu orçamento mensal. Este equipamento será muito importante para diversos pacientes aqui do município”, afirmou Orsi.
Saiba mais sobre o novo equipamento
O novo eletrocardiograma tem um diferencial, já que está vinculado à Rede Catarinense de Telemedicina (RCT), permitindo que exames sejam realizados no próprio município e publicados no Portal de Telemedicina do Estado (via Internet). O modelo pioneiro do equipamento de eletrocardiograma vinculado à RCT foi concebido pelo Laboratório de Telemedicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e implantado em 2005 pela Secretaria de Estado da Saúde. O equipamento de média complexidade atenderá, especialmente, pacientes hipertensos, diabéticos e demais assistidos que necessitam de diagnóstico do coração. Desta forma, os pacientes não precisarão mais se deslocar até algum centro de referência no Estado, pois todo o procedimento ocorre através da Internet.
O monitoramento no posto de saúde do centro de Nova Trento ficará a cargo do enfermeiro neotrentino, Abiran Dalri Merizio e da técnica de enfermagem, Eliani Terezinha Coelho, que receberam capacitação por parte do governo do Estado. Os exames feitos pelo eletrocardiograma são repassados via Internet a Florianópolis. De lá, o médico especialista acessa o exame, faz o laudo e publica no portal em até 24 horas. O resultado poderá ser ainda mais ágil, pois na Unidade Sanitária Madre Paulina há médico cardiologista à disposição três vezes por semana, podendo emitir um parecer imediato. Todo o procedimento é gratuito e feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Serviço de Dermatoscopia
Nesta sexta-feira, em Chapecó também foi lançado o primeiro Serviço de Dermatoscopia da Rede de Telemedicina para o diagnóstico precoce do câncer de pele e outras lesões. Segundo o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi em breve este equipamento também estará disponível para Nova Trento, já que o município possui um dermatologista à disposição nas unidades de saúde, contribuindo para os exames e diagnósticos dos pacientes.