Corpo de Bombeiros profere palestra para vereadores e comunidade neotrentina

Após a sessão da Câmara de Vereadores de Nova Trento desta terça-feira, 25 de agosto, o legislativo neotrentino e toda a população presente pôde acompanhar a palestra proferida pelos representantes do Corpo de Bombeiros da região, Major César de Assumpção Nunes e Capitão Ricardo José Steil. O objetivo foi esclarecer a população quanto à atuação do Corpo de Bombeiros na região e explicar quais as principais ações promovidas junto ao poder executivo para a vinda da guarnição para o município neotrentino. O Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi, o vice-prefeito, Pedro Piva Neto e os demais secretários da administração municipal participaram do evento.

Major César de Assumpção Nunes, o primeiro a se manifestar naquela noite, relatou sobre as principais catástrofes ocorridas na região e alertou sobre a necessidade de incentivo às medidas preventivas. “Precisamos preparar a comunidade e fazer frente a esses eventos catastróficos, que serão mais frequentes de agora em diante”, assinalou. Em seguida, fez uma breve explanação sobre o Corpo de Bombeiros, que hoje está presente em 89 municípios catarinenses e explicou a diferença entre o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, que desenvolve ações para restaurar as condições normais de vida da sociedade após um evento catastrófico, por exemplo.

Em Nova Trento, Major César relatou que diversas reuniões com o poder executivo já foram realizadas, sendo que a aproximação com o poder legislativo é mais um importante passo para a vinda definitiva do Corpo de Bombeiros. “Dividimos o cronograma em duas fases: a primeira até dezembro deste ano, e a segunda fase até julho de 2010”, disse Major César. Neste primeiro momento, serão definidas ações, inserções no plano regional, capacitações de pessoas e a parte de legislação. Até julho do próximo ano, haverá o deslocamento de um bombeiro militar para coordenar as atividades em Nova Trento. Atualmente, segundo Capitão Steil, apenas dois Corpos de Bombeiros (São João Batista e Tijucas) atendem 70 mil pessoas em todo o Vale do Rio Tijucas. A guarnição neotrentina poderá auxiliar esta demanda.

Após a palestra com o Corpo de Bombeiros, o prefeito Orivan Jarbas Orsi fez uso da palavra e reiterou as palavras de Major César e Capitão Steil, incentivando a população a participar de ações conjuntas. “Precisamos que a comunidade esteja presente e participe. Não há motivo para pânico, mas precisamos tomar medidas preventivas para que, caso ocorram eventos como aquele de novembro do ano passado, nós possamos saber que atitudes tomar”, destacou Orsi. Outras palestras com o Corpo de Bombeiros devem ocorrer, nos próximos dias, junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e seus associados, além de estudantes da rede municipal e estadual de Nova Trento.