Prefeito Municipal e Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento participam de reunião sobre o Turismo Integrado em Botuverá

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, acompanhado pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ademar Maçaneiro, o Maninho, reuniram-se com prefeitos e secretários de outros sete municípios da região, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e a Agência de Desenvolvimento Regional nos Vales do Rio Tijucas e Itajaí Mirim (Adrvale), na Câmara de Vereadores de Botuverá, na última sexta-feira, 21 de agosto. O objetivo: criar mais ações para desenvolver o turismo de forma integrada na região do Vale do Rio Tijucas e Itajaí Mirim.

Em reunião, os representantes municipais e integrantes do comitê temático do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) realizaram uma avaliação sobre as ações no turismo integrado na região, além de discutir a inclusão do município de Angelina na Rota Vale Mais. A principal reclamação dos chefes do executivo recaiu sobre a falta de resultados práticos, desde que o Projeto Turismo Integrado iniciou com a Adrvale. O coordenador da Adrvale, Danilo Moritz relatou sobre os materiais de divulgação já confeccionados e destacou que, caso o grupo considere necessário, esses materiais poderão passar por modificações.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi afirmou sobre a importância dos projetos saírem do papel e virarem realidade. “Falamos nos problemas que existem, mas agora as coisas precisam sair do papel. Se ficarmos só em reunião, as pessoas ficarão desmotivadas, porque as mudanças no dia a dia não acontecem”, diz. Além disso, Orsi relatou sobre sua decepção em relação às reuniões, ao perceber que as coisas acontecem “de cima para baixo”. “Para uma coisa funcionar, as pessoas da raiz, da base, precisam querer. Se nós pensarmos nos planos que vierem de fora do município as coisas não acontecerão”, destaca.

O coordenador da Adrvale, Danilo Moritz sugeriu uma reunião mais técnica com representantes de todos os municípios. Além disso, afirmou que precisam ser definidas prioridades, e objetivos de curto prazo podem ser colocados em ação. Outro representante presente na reunião foi o diretor de marketing da Santur, Flávio Agustini, que reiterou a importância de trabalhar de forma integrada e construir roteiros baseados na vocação turística de cada município.

______________________________

Participaram da reunião: Diretor de marketing da Santur, Flávio Agustini; coordenador da Adrvale, Danilo Moritz, reitora da Unifebe, Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli; prefeito de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi; prefeito de Botuverá, Zenor Sgrott; prefeito de Guabiruba, Orides Kormann, além de outros representantes dos municípios da 16ª SDR.