Usuários solicitam melhor divulgação e esclarecimento das políticas de assistência social em Conferência Municipal realizada em Nova Trento

Nesta quinta-feira, 13 de agosto, a Prefeitura Municipal de Nova Trento, através da Secretaria de Bem Estar Social e Habitação, reuniu usuários da assistência social do município, entidades e demais colaborares para participar da Conferência Municipal da Assistência Social. O evento ocorreu na sede da Associação Comunitária São Virgílio Pró-anciãos, La Casa dei Nonni, centro de Nova Trento, tendo como tema principal o Controle Social, que visa a participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e resultados.

A abertura da Conferência Municipal contou com a participação do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, Secretário de Bem Estar Social e Habitação, Adauton Raulino, Secretária de Educação e Esportes e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rosita Sônia Valle Tridapalli,além do representante de todos os usuários da assistência social, Francisco Jovita de Andrade, morador do distrito de Aguti. “Mais de 80 participantes compareceram ao evento”, destaca a Assistente Social do município, Mariana Soares Koettker.

Os usuários participaram, num primeiro momento, de uma palestra proferida pelo consultor para os conselhos deliberativos de políticas públicas, Osmar Dettmer, tendo como tema o Sistema Único de Assistência Social e Controle Social (SUAS), visando maior participação popular nas decisões públicas. Divididos em grupos, os usuários e demais interessados do tema propuseram algumas perspectivas para fortalecer espaços públicos, como Conselhos de Direito (CMAS), CMDCA, entre outros.

Segundo os usuários, é preciso elaborar um calendário com horários de fácil acesso à população trabalhadora, além de divulgá-lo com maior ênfase em panfletos, cartazes e carros de som. Além isso, solicitaram maior esclarecimento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e melhor estruturação da Secretaria de Assistência Social, para que possua capacidade de atender a todos. Outra sugestão foi a capacitação continuada dos Conselheiros de Direito.

Essas e outras sugestões serão expostas na Conferência Regional da Assistência Social, realizada em Brusque nos dias oito e nove de outubro.