XVII Incanto Trentino atrai aproximadamente 10 mil pessoas em apenas três dias

Shows, danças folclóricas, grupos de canto, gastronomia típica e a grande receptividade do povo neotrentino. Estes ingredientes, somados, atraíram aproximadamente 10 mil pessoas nos três dias da XVII Incanto Trentino, realizada no centro de Nova Trento, no último fim de semana. Os dados são da Polícia Militar de Nova Trento, que calculou de acordo com a análise do espaço disponível e o espaço ocupado durante o evento, conforme regra estipulada pela corporação.

A abertura do evento, realizado na sexta-feira, sete de agosto, contou com a participação do prefeito de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, vice-prefeito Pedro Piva Neto, vereadores e secretários municipais neotrentinos, vice-prefeito de Botuverá, Pedro Paulo Costa, Secretário de Obras de Botuverá, Vitamir Costa, rainha e princesas do Circolo e Incanto Trentino 2009 e a rainha e as princesas da Fenarreco 2009. Além disso, os deputados estaduais Jean Kuhlmann (DEM) e o neotrentino Rogério Mendonça, o Peninha (PMDB), também acompanharam a abertura da festa e a sangria do primeiro barril de vinho da XVII Incanto Trentino, proferindo algumas palavras. “Um povo que não valoriza seus costumes e suas tradições não consegue projetar seu futuro. Nova Trento é exemplo em promover um evento como este, valorizando seu povo, seus costumes e suas tradições”, destacou Kuhlmann. O neotrentino Rogério Mendonça, representando o governador do Estado de Santa Catarina, disse que se sente orgulhoso em afirmar que nasceu em Nova Trento. “Sempre levo o nome de Nova Trento por onde passo, destacando a nossa religiosidade, nossa cultura e nossas tradições”.

Dirigindo-se ao público em língua italiana, a rainha da XVII Incanto Trentino e Circolo Trentino, Naiara Grott Feller afirmou que, para ela, era um grande orgulho participar deste evento que valoriza as tradições e os costumes trentino-italianos de Nova Trento. Em seguida, o prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, destacou a importância de unir todas as entidades neotrentinas. “Juntos, ajudamos a fomentar nosso turismo e manter viva a festa que resgata nossas tradições. Com a nossa cultura sendo valorizada, todo o nosso município pode prosperar”, enfatizou Orsi.

A sangria do primeiro barril de vinho abriu oficialmente o evento, juntamente com a grande queima de fogos e a apresentação da Banda Musical Padre Sabbatini, de Nova Trento. Posteriormente, um baile show animado pela Família Paganini, de Arroio Trinta (SC) abrilhantou a XVII Incanto Trentino promovida pela Prefeitura Municipal de Nova Trento, em parceria com a Associação Neotrentina do Turismo (Neotur) e o Circolo Trentino de Nova Trento. A programação de sexta-feira foi finalizada com o baile na Sociedade Recreativa Humaitá, com Airon e Alessandro, além de Fá e Banda.

Espaço total disponível para a festa:

9.900m²

Espaço ocupado em horário de pico por dia:

961m²

*Público estimado por dia:

2.883 pessoas

*Público flutuante diário estimado 10 %:

288 pessoas

*Público estimado por dia:

3171 pessoas

*Total estimado de público:

9.513 pessoas

*Dados que podem variar, segundo informações da Polícia Militar de Nova Trento.

Crédito das fotos: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento