Apicultores neotrentinos recebem capacitação e incentivo da administração municipal

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, numa parceria com a Epagri e o Sebrae tem incentivado apicultores neotrentinos com cursos de capacitação e apresentação de novas técnicas de manejo para criação de abelhas. Tudo para incrementar e ampliar a qualidade da produção de mel, polem, própolis, geleia real e outros produtos afins. Na última sexta-feira, 31 de julho, aproximadamente 20 apicultores participaram de mais um curso de capacitação voltado para a qualidade do produto.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, Saulo Voltolini destaca que, no início, os apicultores de todo o município reuniram-se para debater as ações necessárias para incrementar o setor. Em seguida, técnicos contratados através de convênio com o Sebrae visitaram os apicultores em suas localidades, realizando levantamento técnico. A partir daí, cursos de capacitação têm sido ministrados, tendo como temas a produção, a colheita e a qualidade do mel. “Na próxima semana será ministrado curso sobre vendas”, informa o Secretário.

O responsável técnico pelo projeto dos apicultores em Nova Trento é o engenheiro agrônomo da Epagri, João Luiz Simão Filho. “O desafio para o município é melhorar as técnicas de manejo, como a alimentação e a criação dessas abelhas, bem como os equipamentos utilizados, a fim de proporcionar uma maior eficiência para o apicultor e as próprias abelhas. Assim, o produto final terá melhor qualidade”, explica Simão Filho.