Professores especialistas em geotecnia reúnem-se com prefeito municipal de Nova Trento
Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eduardo Dell'Avanzi e Ney Augusto Nascimento, ambos engenheiro civis e doutores em geotecnia, reuniram-se com o prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, na tarde de quarta-feira, 29 de julho. O encontro ocorreu em conjunto com a administradora do Santuário Santa Paulina, Irmã Terezinha Maria Pamplona e Irmã Ligia Mora. Estudiosos do assunto compuseram a equipe de técnicos que, em novembro de 2008, estiveram em Santa Catarina analisando a catástrofe ocorrida no estado, bem como fizeram o estudo para correção dos taludes danificados nesta mesma data, defronte ao Santuário Santa Paulina.
O prefeito municipal de Nova Trento, conhecendo as reais necessidades do município em relação ao estragos causados no ano passado, soube da atitude tomada pelo Santuário Santa Paulina e interessou-se em conversar com os especialistas. Em reunião com os pesquisadores da UFPR, Orivan Orsi estudou a possibilidade de elaborar um plano de trabalho para o município.
O doutor Eduardo Dell'Avanzi expôs os principais fatos que ocasionaram o grande volume de deslizamentos de terra no ano passado. Os prognósticos apresentados pela meteorologia, apontam para temporadas chuvosas nas próximas estações, o que deve significar sinal de alerta para a população. “Tecnicamente deveríamos estar numa época de estiagem, mas hoje contamos com um inverno bastante úmido. Se caso chover na primavera como choveu no ano passado, os estragos dessa vez podem ser muito maiores”, pontuou o especialista em geotecnia.
Para prevenir situações como as do ano passado, a prefeitura municipal de Nova Trento, em parceria com diversas entidades e técnicos especialistas, pretendem elaborar um plano de ações e incluir nesse plano cursos específicos que poderão ser ministrados aos engenheiros civis da cidade e a todos os interessados da comunidade. Os primeiros contatos já estão sendo feitos na prefeitura municipal de Nova Trento.