Secretaria Municipal de Educação e Esportes promove curso de formação continuada para professores

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes promoveu nos dias 27 e 28 de julho, curso de formação continuada para professores das séries iniciais e finais do ensino fundamental. A empresa Humanity (Centro de Negócios, Pesquisa e Desenvolvimento Social) foi a responsável pelo assessoramento e formação dos professores da rede pública municipal, além de funcionários da própria prefeitura municipal. Os cursos foram ministrados no auditório da Casa da Cidadania e sala de reuniões do Salão Paroquial São Virgílio.

Segundo informações da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, os professores da rede municipal foram divididos em dois grupos: séries iniciais e séries finais. No primeiro dia de formação, os professores de séries iniciais trabalharam a construção de diretrizes curriculares, que ainda não existia em Nova Trento. Além disso, com o auxílio do assessor Marcos Meurer, desenvolveram o planejamento anual e os planos de aula.

No mesmo dia 27 de julho, os professores das séries finais debateram o estatuto do magistério público municipal e receberam esclarecimentos sobre o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Nova Trento (Iprevent), que administra e paga as aposentadorias e pensões aos servidores públicos. Palestras foram ministradas pelas funcionárias Rosimar Darós, Márcia Grott Feller e Mariana Neves Andriani, que atua como consultora jurídica do Iprevent. No período vespertino, os professores das séries finais debateram o projeto “Adolescência na escola”, com a psicóloga Samanta Lazzarotto.

O segundo dia de formação foi marcado pela realização de oficinas pedagógicas sobre dificuldades de aprendizagem, ministrado pela psicopedagoga Michelle Ketrin de Melo e pela fonoaudióloga Mirelle Cim aos professores de séries iniciais. No período da tarde, o mesmo tema trabalhado junto aos professores de séries finais no dia anterior, foi debatido com os professores de séries iniciais: estatuto do magistério público municipal e Iprevent. Para os responsáveis pelas séries finais, o assessor da Humanity, Marcos Meurer atuou na construção das diretrizes curriculares do município, planejamento anual e planos de aula.