Maestro José Nilo Valle reuniu-se com prefeito antes da viagem à Itália

 

Importantes projetos na área musical pretendem ser concretizados em breve no município de Nova Trento. Com o intuito de estudá-los e, posteriormente, colocá-los em prática, o prefeito municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, reuniu-se com o maestro neotrentino da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, José Nilo Valle na tarde de sexta-feira, cinco de junho. Oportunidades musicais não faltarão aos jovens neotrentinos e diversas apresentações culturais estão planejadas para este ano.

 

Convidado para participar da missão rumo à Itália, José Nilo Valle lamentou não poder acompanhar o prefeito Orivan. “Infelizmente a situação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina não me permite um afastamento por cerca de 14 dias”, afirma o maestro. Em contrapartida, Valle tem colaborado significativamente para incentivar ainda mais a cultura musical do município neotrentino, através de grandes projetos.

 

Um em especial será entregue pelo prefeito Orivan ao diretor do Conservatório de Trento, Cosimo Colazzo. Trata-se da concretização de uma Orquestra de Cordas, composta por violinos, violas e violoncelos. Com o apoio do Conservatório e da prefeitura municipal de Nova Trento, músicos trentino-italianos realizariam um “Gemellaggio”, ou intercâmbio, a fim de repassarem seus conhecimentos aos talentos neotrentinos. “Se isso ocorrer, teremos o início de um grande projeto, para que a orquestra de cordas possa sair do papel”, relata o maestro da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.

 

O trabalho da Orquestra de Cordas iria ser somado ao da Banda Musical Padre Sabbatini, que há 120 anos perpetua a cultura musical na cidade. “Respeitamos muito o trabalho da Banda Musical Padre Sabbatini. Lá na Banda os instrumentos são em sua maioria de sopro, mas o complemento com uma orquestra de cordas na cidade também contribuirá para a formação musical de muitas pessoas que, até tiveram o desejo de serem artistas, mas nunca conseguiram”, explica José Nilo Valle.

 

Possível apresentação na cidade

Além da tradicional Festa Incanto Trentino deste ano, a prefeitura municipal de Nova Trento prepara-se para trazer inúmeras apresentações culturais aos neotrentinos. Entre essas apresentações está a vinda da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina na semana de aniversário do município, em agosto. Segundo José Nilo Valle, a Orquestra já tem agendada cerca de 15 apresentações em todo o estado, com enfoque para os municípios que comemoram este ano 180 anos de imigração alemã. “Mas isso não impede que uma cidade tipicamente italiana possa receber a orquestra a qualquer momento”, afirma Valle.

 

Para que a ação se concretize, o prefeito municipal estabelecerá contato com a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, através de Gilmar Knaesel. A ideia também é estender uma apresentação ao distrito de Claraíba, que possui muitos descendentes alemães.

 

Solistas italianos

Junto ao projeto “Gemellaggio” para a Orquestra de Cordas, o prefeito Orivan Orsi fará um outro pedido para a vinda de dois ou três solistas italianos. Eles cantariam canções italianas, ópera ou populares, juntamente com a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, no concerto em agosto. “Conversei com o maestro Cosimo Colazzo (Direttore del Conservatorio Statale di Trento), e ao telefone ele se mostrou acessível às duas ideias”, adianta o maestro José Nilo Valle.