Sacola retornável é lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente
As iniciativas compõe o projeto “Plantando um Futuro Limpo”, realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), juntamente com as Secretarias de Educação e Agricultura e Meio Ambiente. Segundo a extensionista da Epagri de Nova Trento, Cinelândia Maria Venier Cipriani, o projeto veio contribuir para a melhoria do ar, da água e do solo. “Hoje nosso foco é o lixo, mas temos ainda como objetivos o reaproveitamento do óleo de cozinha, em que lançaremos o projeto nos próximos dias, a expansão da coleta seletiva do lixo no interior do município, além da condução correta dos efluentes domésticos (esgoto) em todo o município. Isso contribuirá para a qualidade de vida da nossa população”, explica Ciane.
A Sacola Retornável Plantando um Futuro Limpo foi oficialmente lançada e entregue às autoridades presentes no evento, como secretários municipais, vereadores, diretores de escola e imprensa. O uso da nova sacola contribuirá para reduzir a quantidade de sacolas plásticas, que hoje causam impactos negativos ao meio ambiente. Segundo informações das Secretarias Municipais de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, além da Epagri e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), aproximadamente 500 mil sacolas são distribuídas mensalmente em Nova Trento. “Se cada pessoa retirar uma sacola plástica de circulação por dia, teremos uma redução de 300 mil sacolas por mês, aproximadamente”, informa a extensionista da Epagri.
Referência para outras cidades
Em visita a Gramado esta semana, o prefeito de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi esteve reunido com o prefeito da cidade gaúcha, Nestor Tissot. Na oportunidade relatou sobre o projeto “Plantando um Futuro Limpo” desenvolvido em Nova Trento. “Ele mostrou-se bastante interessado com a nossa iniciativa e disse que pretende enviar seus funcionários para Nova Trento, a fim de que conheçam as ações que estão sendo implantadas aqui”, destacou o prefeito durante o lançamento da Sacola Retornável.
Projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores
Deverá entrar na Câmara de Vereadores, nos próximos dias, um Projeto de Lei que extingue definitivamente a distribuição gratuita de sacolas plásticas pelos supermercados e comércio local. A intenção do prefeito municipal, Orivan Jarbas Orsi é que esta lei entre em vigor até janeiro de 2010.
Dados importantes:
-
As sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento.
-
Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar um saco do que produzir um novo.
-
Um estudo de 1975 demonstrou que as embarcações transoceânicas lançam aproximadamente 4 milhões de quilogramas de plástico ao mar por ano. As lixeiras do mundo não estão inundadas de plástico porque a maior parte do plástico acaba no oceano.
-
Os sacos plásticos representam mais de 10% dos dejetos que chegam às costas dos Estados Unidos.
-
Os saquinhos plásticos se fotodegradam: com o passar do tempo se decompõem em petro-polímeros menos e mais tóxicos, que finalmente contaminarão os solos e as vias fluviais.
-
Cerca de 200 diferentes espécies de vida marinha, incluindo baleias, golfinhos, focas e tartarugas morrem por causa dos sacos plásticos. Morrem depois de ingerir os sacos plásticos, que confundem com comida.
-
Com uma bolsa de tecido, podem ser economizada 6 saquinhos plásticos por semana, que equivale: 24 sacos por mês; 288 sacos por ano; 22.176 sacos ao longo da vida. Se apenas 1 de cada 5 pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos 1.330.560.000.000 de sacos plásticos durante toda a vida.
Dados: Epagri Nova Trento