Epagri e prefeitura municipal iniciam semana do meio ambiente

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), juntamente com as Secretarias de Educação e Agricultura e Meio Ambiente deram início a "Semana do Meio Ambiente" na manhã desta segunda-feira, primeiro de junho. Funcionários da prefeitura municipal, secretários municipais e prefeito de Nova Trento participaram da abertura da Semana, que teve como tema principal a conscientização sobre a redução e o reaproveitamento do lixo.

Segundo a extensionista da Epagri de Nova Trento, Cinelândia Maria Venier Cipriani, a Semana do Meio Ambiente prossegue com diversas palestras pelas escolas do município. Todas as ações integram o Projeto "Plantando um Futuro Limpo", desenvolvido pelas secretarias municipais e a Epagri. "O trabalho de conscientização tem como o foco o lixo, no qual evidenciamos os 5 R: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar e Reciclar", explica a extensionista.

Dentro do tema "Reduzir", um dos principais incentivos está em diminuir o uso de sacolas plásticas, que demoram até 100 anos para se decompor. Por isso, na próxima sexta-feira, cinco de junho, uma solenidade marcará o lançamento oficial da sacola retornável "Plantando um Futuro Limpo", com o objetivo de diminuir os impactos ambientais causados pelo uso excessivo de sacolas plásticas.

Entre outras ações do Projeto "Plantando um Futuro Limpo" para este ano destaca-se a implantação de coletores públicos para pilhas e baterias, a reutilização do óleo de cozinha, além da ampliação da coleta seletiva de lixo no interior do município. O projeto conta com a parceria dos Supermercados Voltolini, Bittencourt, Archer, Pedrotti, Marchiori, além do apoio do Sicoob Trentocredi, Banco do Brasil, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Trento, bem como de diversas lojas associadas a entidade.

Conscientização também quanto ao copo plástico

Na manhã de abertura da Semana do Meio Ambiente, funcionários da prefeitura municipal receberam como desafio diminuir o uso de copos plásticos. Cada qual recebeu uma garrafinha de água, que pode ser reutilizada diversas vezes, reduzindo a produção de lixo nas dependências da prefeitura.

Programação da Semana do Meio Ambiente

01/06 (segunda-feira)

• 8h: Abertura da Semana do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal

• Pedágio educativo: 8h às 10h; 14h às 16h, nas Escolas do bairro Trinta Réis e Claraíba, com distribuição de panfletos para conscientização.

02/06 (terça-feira)

• Palestras nas Escolas dos bairros Pitanga (9h) e Salto (10h30), promovido pela Epagri.

03/06 (quarta-feira)

• 9h: Palestra na Escola do bairro Aguti

• 19h20: Palestra para o ensino médio da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola

05/06 (sexta-feira)

• 8h15 e 14h: caminhada ecológica, com a participação dos alunos das escolas do bairro Trinta Réis, Claraíba, Escola de Educação Básica Francisco Mazzola e Apae de Nova Trento.

• Em seguida, lançamento da Sacola Retornável "Plantando um Futuro Limpo", com a presença de autoridades públicas e privadas no Coreto Municipal Nicolau Bado, em frente a prefeitura municipal de Nova Trento – Praça Del Comune, 126, centro.