Eliminatória define três candidatas a soberanas da 30ª Incanto Trentino

Evento também lançou a 29ª festa, que pela primeira vez terá oito dias de programação completa

A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou a eliminatória de uma das quatro candidatas a soberanas da 30ª Incanto Trentino, prevista para 2024, no Circolo Trentino di Nova Trento, na última sexta-feira, 14.

O evento fechado reuniu o prefeito municipal, Tiago Dalsasso, o vice-prefeito, Moacir Dalla Brida, Jairo Comper, representando o secretário de Estado de Infraestrutura, Jerry Comper, a Secretária de Cultura e Turismo, Mariléia Cipriani Tomasoni, o presidente da Câmara, Gustavo Orsi, diversos secretários municipais, autoridades locais e da região, e as côrtes dos seguintes eventos: 17ª Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza, 36ª Fenarreco, de Brusque e a 1ª Expo Agro Turismo de Canelinha.

Na ocasião, todos se reuniram para prestigiar a apresentação das candidatas: Andresa Poli, Bruna Malecki Correia, Elena Bassi Trainotti e Luana Cucco. Elas receberam a orientação e treinamento da Catea Rover, que tradicionalmente acompanha as candidatas à realeza de diversas edições da Incanto Trentino.

Os seguintes jurados avaliaram as participantes: o turismólogo da Prefeitura de Brusque, Ademir José Moraes, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Carolina Ghislandi Hoepers, a rainha da 36ª Fenarreco, Ida Carolina Comandolli, a coordenadora de Cultura e Turismo de Canelinha, Janaira Reis, e a rainha da 17ª Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza, Loise Lavezzo Ghisleri.

O início da eliminatória contou com uma breve apresentação das candidatas, e em seguida, elas foram acompanhadas pelos jurados a um local reservado para perguntas relacionadas ao município e à cultura italiana. Após a avaliação interna, foi a vez das participantes se apresentarem aos avaliadores e ao público presente, recitando poesia e fazendo uma encenação sobre os imigrantes que vieram a Nova Trento.

Diante da deliberação dos jurados, as finalistas Andresa Poli, Elena Bassi Trainotti e Luana Cucco participarão da última etapa no dia 06 de agosto, que irá definir o posto de rainha e princesas da 30ª edição da festa.

Lançamento da 29ª festa

Além da eliminatória, foi realizado o lançamento oficial da 29ª Incanto Trentino a todos os presentes. A festa acontece de 27 a 30 de julho e de 03 a 06 de agosto. “Agradeço toda a colaboração, empenho e carinho com todos que me ajudaram a proporcionar essa noite e realizar a escolha das finalistas para a 30ª festa”, destacou a secretária de Cultura e Turismo.

O prefeito municipal realizou o lançamento da 29ª edição do evento, e também agradeceu a presença de todos. “Sobre as candidatas, considero que escolher ser candidato é muito difícil, mas a coragem delas demonstra a força que têm na vida. Desejo sucesso e parabenizo as famílias e empresários que as apoiaram desde o início”. Levando em conta a realização da festa, o prefeito aproveitou para convidar a todos para prestigiar os oito dias do evento, pela primeira vez neste formato.