Conferência Municipal de Saúde é realizada com foco na garantia de direitos e defesa do SUS em Nova Trento

Evento ocorreu na Casa dei Nonni

A Prefeitura de Nova Trento, através da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, realizou na tarde desta quarta-feira, 29, a Conferência Municipal de Saúde com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.

O evento teve por objetivo debater em diversas áreas da sociedade o tema proposto e estabelecer propostas para a elaboração dos planos de saúde a nível estadual e federal. 

Para a Secretária de Saúde, Maria Cristina Adami, ter a participação de representantes da comunidade neotrentina e da área da saúde é de grande importância para o município. “Políticas públicas se fazem com pessoas, e as discussões são essenciais para que possamos realizar um trabalho cada vez melhor”. 

O prefeito municipal, Tiago Dalsasso, prestigiou a conferência e ressaltou: “A saúde é uma das nossas prioridades, e a discussão de temas relacionados a isso com a participação das pessoas que utilizam o SUS e das que trabalham na linha de frente todos os dias faz com que gere ideias e novas ações para formular diretrizes que resultem em ações de melhorias para Nova Trento”. 

No evento, também estavam presentes as seguintes autoridades: o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luciano Ferreira Rocha, a representante do governo do estado, Carolina, o secretário adjunto de Saúde, Thiago Marchiori, a secretária de Assistência Social e Habitação, Samanta Lazzarotto Franzoi, o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, a secretária de Educação, Larissa Battisti, e o diretor do Hospital Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Godofredo Luiz Tonini. 

Após a abertura, o secretário de Saúde de Fraiburgo, Edson Luiz Medeiros, fez uma palestra sobre o tema da conferência. Em seguida, foram discutidos quatro eixos temáticos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”. Todas as propostas discutidas e aprovadas em cada eixo serão encaminhadas para a conferência estadual.