CMDCA realiza capacitação sobre o processo de entrevista da Escuta Especializada em Nova Trento
Profissionais da rede de proteção e direitos que atuam no município participaram do curso
A Prefeitura de Nova Trento, por meio do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Nova Trento (CMDCA) realiza a capacitação sobre o processo de entrevista da Escuta Especializada na rede de proteção nesta quinta-feira, 27, e sexta-feira, 28.
O curso é ministrado pela mestre em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, especialista em Psicologia Clínica e pós-graduada em Impactos da Violência na Saúde, Iramaia Ranai Gallerani, através da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM). O primeiro dia ocorreu na Casa da Cidadania, e o segundo dia no piso superior do restaurante do Santuário Santa Paulina, até o fim da tarde desta sexta-feira.
Participam os profissionais de Nova Trento integrantes da rede de proteção responsáveis pela escuta especializada – Saúde, Assistência Social, Educação, cultura, esporte – e os profissionais envolvidos na esfera da defesa dos direitos – conselho tutelar, segurança pública, judiciário e Ministério Público.
Na quinta-feira, a palestrante abordou a atualização profissional sobre a escuta especializada, foi direcionada aos profissionais da rede que irão realizar o procedimento no município. Foram tratados diversos temas, como o diagnóstico da realidade local, discussão de casos, oficina prática de sensibilização, encaminhamentos em casos de novas situações de violência, entre outros.
Neste segundo dia, acontece a capacitação para toda a rede de apoio, com a participação de diversos setores do poder público e da sociedade civil. Estão sendo tratados temas como a identificação de sinais e sintomas de violência, conceitos de violência, papel das políticas públicas, boas práticas na atenção às crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violências, entre outros.