Comitiva da Prefeitura de Nova Trento participa da inauguração do Caminho do Louvor, em Ituporanga

Cerca de 25 peregrinos estão trilhando o caminho pela primeira vez

Nesta quarta-feira, 12, integrantes da comitiva da Prefeitura de Nova Trento participaram da inauguração da rota Caminho do Louvor, em Ituporanga, que possui saída no Santuário Nossa Senhora de Lourdes e chegada no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento.

A comitiva foi composta pelo vice-prefeito, Moacir Dalla Brida, o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Bonecher, a chefe de gabinete, Fabiana Machado, e a diretora geral do Santuário Santa Paulina, Irmã Helena Rosa.

Cerca de 25 peregrinos estão realizando o trajeto pela primeira vez, e tem previsão para chegar em Nova Trento neste domingo, 16. Haverá uma missa de ação de graças à chegada dos peregrinos às 14 horas, na basílica, aberta para a comunidade em geral.

“Enquanto secretário, analiso os caminhos até Nova Trento como algo muito positivo para todos. Eles fazem com que a economia gire não só nos atrativos turísticos, mas em todos os lugares por onde os peregrinos passam. Isso ajuda a desenvolver também a economia do interior das cidades, além dos Santuários. Apoiamos muito a iniciativa e somos parceiros de Ituporanga”, ressaltou Rodrigo.

Às 8 horas, aconteceu a Missa com a benção do envio, na Igreja Matriz Santo Estêvão, e às 9h, foi realizada uma breve peregrinação de 300 metros até o Santuário do Louvor, com momento de consagração. Neste momento, os participantes subiram ao todo 460 degraus das escadarias do Santuário.

“Foi muito gratificante a jornada vivida até aqui, pois tivemos a oportunidade de trabalhar com os 5 municípios e os 2 santuários e as comunidades no entorno do trajeto. O resultado conquistado é maravilhoso, pois várias famílias aderiram ao projeto e literalmente vão abrir as portas das suas casas para acolher os peregrinos do Louvor. Essa nova rota de peregrinação promoverá e fortalecerá ainda mais o turismo religioso, rural e de esportes no Estado”, analisou o diretor presidente da Associação Caminho do Louvor, Eduardo Bittelbrunn.

Saiba mais sobre o Caminho do Louvor

Inspirado no nacionalmente reconhecido Caminho da Fé, o Caminho do Louvor foi desenvolvido para dar estrutura às pessoas que optarem por fazer a peregrinação do Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em Ituporanga, ao Santuário Santa Paulina, oferecendo pontos de apoio, infraestrutura e principalmente informações.

Foram estruturadas duas rotas entre os santuários, uma de 110 km, batizada de “Rota de Lourdes” e a outra de 130 km, batizada de “Rota Paulina”. O peregrino poderá optar por iniciar a peregrinação em Ituporanga ou em Nova Trento, ou ainda fazer um circuito, iniciando por uma rota e finalizando pela outra, totalizando 240km de peregrinação.

Durante o percurso, o peregrino encontrará muita natureza e belas comunidades pelos cinco municípios catarinenses que compõem o Caminho do Louvor, são eles: Ituporanga, Vidal Ramos, Imbuia, Leoberto Leal e Nova Trento.

Com belas paisagens e comunidades acolhedoras, o Caminho do Louvor proporciona momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.

Em cada parada, seguindo as setas amarelas, o peregrino estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades. O Caminho do Louvor é destinado aos peregrinos a pé ou de bicicleta, e é aberto a todos, independente de credo, religião ou motivação.

O peregrino é cadastrado na origem e portará ao longo do trajeto uma credencial de identificação que lhe permitirá acesso aos pontos de apoio previamente mapeados. A validação desta credencial no destino final é o que habilita o peregrino a requerer o seu certificado de conclusão da peregrinação.

O Caminho do Louvor é regido pela Associação Caminho do Louvor (ACL), instituição sem fins lucrativos formada por representantes dos 5 municípios, e é integrada à Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. A nova rota de peregrinação nacional foi instituída através da lei 18.480 de 26 de julho de 2022, no estado de Santa Catarina.