Maio Laranja: Caminhada de conscientização contra exploração de crianças e adolescentes é realizada em Nova Trento

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Nova Trento, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretaria Municipal de Educação, realizou uma caminhada referente ao Maio Laranja, na manhã desta quarta-feira, 18, Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

  

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Francisco João Valle participaram da caminhada para reforçar o quanto é importante proteger as crianças e adolescentes. 

A concentração saiu do Ginásio de Esportes Inácio Gullini, e passou pela rua principal da cidade até chegar na frente da Prefeitura. Durante o percurso, foram distribuídas margaridas amarelas, que são símbolos da campanha e panfletos de orientação no comércio local. Já na frente da Prefeitura, autoridades no coreto falaram sobre o tema. 

 

“É nosso dever denunciar qualquer tipo de violência. Se você está com medo de denunciar, procure a rede socioassistencial de seu município, lá você receberá a orientação necessária. Você pode denunciar através do Disque 100, Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, Saúde ou Educação, ou diretamente para a Polícia Militar ou Civil. Existem pessoas capacitadas para lidar com essas situações. Não permita que continuem acontecendo”, destacou a secretária de Assistência Social, Samanta Lazzarotto Franzoi.

 

O prefeito de Nova Trento, também parabenizou os alunos que participaram da ação, ressaltando que é importante não ter vergonha de ajudar quem precisa. “Além de proteger uns aos outros, vocês são o futuro e é muito importante serem engajados desde pequenos”, comentou. 

 

A conselheira tutelar Isabel Cristina Schornes Carvalho explicou a função do Conselho Tutelar, que faz parte de uma rede de proteção em parceria com a Assistência, Saúde, Educação para auxiliar as crianças e adolescentes no que for necessário. A aluna Ana Laura também leu uma poesia, escrita especialmente sobre o tema.

 

O padre Pedro Schlichting, da Paróquia São Virgílio, também destacou para os jovens a importância de ter apoio e confiança na família, abençoou e pediu proteção a todas as crianças e adolescentes.