Segunda turma do curso de costura recebe certificado de conclusão
A segunda turma do curso de costura gratuito, oferecido pela Prefeitura de Nova Trento através do programa De Olho no Amanhã, em parceria com o Sebrae/SC e execução do Senai, recebeu os certificados de conclusão na noite desta quinta-feira, 7.
O grupo composto por 14 alunos esteve presente na cerimônia realizada na Casa da Cidadania com seus familiares. Representando a prefeitura, o vice-prefeito Moacir Dalla Brida e a chefe de gabinete Fabiana Machado participaram do evento.
Os representantes do Senai, o gerente de operações Carlos Vinotti, a coordenadora de educação profissional, Fabiane Fantini Winter, a agente de mercado, Cristiane Zen, o professor especialista em costura, Acácio Thomaz, e a supervisora de educação, Vânia A. Ferreira Sakiyama também marcaram presença na cerimônia.
O vice-prefeito abriu a cerimônia, destacando a importância do curso gratuito. “Além de aprender na prática, o curso proporciona a experiência necessária do mercado de trabalho, uma oportunidade que poucos municípios proporcionam aos moradores”, comentou Moacir.
Em seguida, o gerente de operações, Carlos Vinotti, fez sua fala para os alunos. “O objetivo do Senai é aumentar a mão de obra qualificada e novas oportunidades para os participantes do curso. A parceria entre a Prefeitura de Nova Trento e o Senai está trazendo e ainda irá trazer mais benefícios no desenvolvimento econômico do município”, analisou.
“É a segunda turma que realizamos em Nova Trento em parceria com a Prefeitura e o Sebrae. Enviamos um especialista da unidade de Brusque que orienta o aprendizado teórico e prático da costura em malha e tecido plano. Os alunos aprendem a manusear diferentes tipos de máquinas de costura, preparando-os para o mercado de trabalho e o mais importante, para Nova Trento”, ressaltou a supervisora de educação, Vânia.
Para ela, o Senai tem o objetivo de formar pessoas com capacidade para atuar na indústria com conhecimento, qualidade na execução do processo e segurança no trabalho. “Dito isso podemos nos alegrar com mais um objetivo atingido”, finalizou.
O curso
Durante oito sábados, 13 alunas e um aluno aprenderam noções básicas de costura, sob orientação do professor Acácio Thomaz, em duas empresas da cidade, a Ponto Franco Confecções e a Hennig Confecções.
Uma delas foi a Ponto Franco Confecções, localizada no bairro Trinta Réis. “Nossa cidade oferece diversas oportunidades no setor e o curso facilita a entrada dos participantes no mercado de trabalho”, destacou na cerimônia o proprietário da empresa, Álan Dalri Feller.