Defesa Civil divulga previsão climática para abril, maio e junho de 2022

A Defesa Civil de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Nova Trento, divulgou nesta sexta-feira, 1º, a previsão climática para o próximo trimestre de 2022, compreendendo os meses de abril, maio e junho. 

 

O próximo trimestre corresponde ao período de outono no Hemisfério Sul, e indica que o volume de chuva deve ficar abaixo da normalidade. Entretanto, no mês de abril – em especial da primeira quinzena, a chuva segue frequente e algumas vezes volumosa, assim como ocorre em março. 

 

O fenômeno La Niña deve se estender até o final do primeiro semestre de 2022, contribuindo para a irregularidade das chuvas no estado. Apesar de março ter apresentado chuvas mais frequentes e volumosas no interior de Santa Catarina. Essa condição deve permanecer durante a primeira quinzena de abril, devido a previsão de precipitação abaixo da média para os meses de maio e junho, a escassez de água e estiagem podem retornar neste período. 

 

Com relação a temperatura, a previsão é de que fique dentro da normalidade no trimestre, com alternância entre períodos amenos e dias mais quentes, característica dos eventos de veranico, que ocorrem entre maio e junho. 

 

No caso do clima, no outono as chuvas no estado passam a depender da passagem de frentes frias, ciclones e ocorrência de sistemas de convecção. Ocorrerão grandes variações de temperatura durante os dias, ou seja, manhãs frias e tardes quentes, que são características desta época do ano, além de nevoeiros nas madrugadas. 

 

Outro evento frequente nesta estação é a agitação marítima, que ocorre devido a maior passagem de sistemas de alta pressão no Sul do Brasil, intensificando o vento do sul. Alagamentos costeiros e eventos de ressaca também passam a ocorrer com maior frequência, decorrentes da agitação marítima.