Como manter a mente saudável e ativa em tempos de pandemia, Cras de Nova Trento orienta!

O Vírus chegou silencioso e sem pedir licença, diariamente somos consumidos por notícias negativas em relação a disseminação e propagação do Covid-19, incertezas e inseguranças tomam conta do nosso dia a dia. Momento delicado que gera tensão e ansiedade em todos, diante deste cenário, a Secretaria de Assistência e Habitação junto com o Cras, oferecem a população neotrentina, apoio emocional e assistencial, este canal encontra-se disponível desde o início da pandemia.

 

Segundo Samanta Lazzarotto Franzoi – Psicóloga do Cras, a maior demanda do setor esta concentrada no auxílio emergencial do governo federal, famílias requerem este auxílio, porém encontram dificuldades no preenchimento do cadastro, o Cras auxilia os munícipes que não conseguem acessar o benefício, o atendimento é realizado por telefone ou emergencial.

 

Além dos benefícios socioassistenciais, existe a demanda pelo apoio emocional. Pessoas mudaram sua rotina e desenvolvem trabalho home office, com o mesmo nível de cobrança e produtividade – “A organização do tempo para desempenhar as funções laborais e manter uma rotina diária é fundamental, escolha um horário do dia e mantenha-se focado na atividade” afirma Samanta. Ela destaca a importância em conhecer nossas limitações e saber respeitá-las, uma vez que a auto cobrança pode gerar uma ansiedade demasiada que poderá atrapalhar o processo produtivo.

 

O isolamento é outra questão que merece atenção especial, boa parte da população não possui acesso aos serviços informatizados e essenciais. “Os efeitos da pandemia serão diferentes em cada classe social, cada família e individuo irá vivenciá-la de maneira diferente, e isso não pode ser ignorado, dessa forma, caberá às políticas públicas a atenção para todas essas formas de viver e sentir a pandemia” pondera Samanta.

 

As redes sociais podem ser um importante aliado para passar o tempo na pandemia, porém pode se tornar um forte “inimigo”, cuidado com as Fake News, além de tóxica, dissemina informações não verídicas, causando ainda mais pânico na população, utilize canais confiáveis e oficiais, como por exemplo, a OMS (Organização Mundial de Saúde). Use as mídias sociais de forma racional e moderada, existem uma série de aplicativos educacionais que poderão manter o seu cérebro ativo, desvia os pensamentos ruins e auxilia a relaxar neste momento delicado. Procure buscar notícias positivas que mostrem os avanços no combate ao COVID-19, muitos deles, já foram concretizados, procure saber mais sobre eles, ter esperança é o que nos mantém vivos e ativos – “Ler pequenas frases motivacionais também ajudam, são ações pequenas mas se realizadas rotineiramente tem o poder de modificar a forma de como enxergar as coisas.” acrescenta Samanta.

 

Intensifique o contato virtual social com pessoas queridas ou familares, aquece o coração, diminui a saudades e fortalece a saúde mental. Cada vez que falamos sobre o que acontece conosco, ajuda e muito a superar as diversidades que estamos vivenciando atualmente. Então converse com quem você ama, mantenha sempre um diálogo, fale sobre coisas aleatórias, são fortes aliados a minimizar a tensão, além de estreitar os laços afetivos.

 

A Psicóloga do Cras – Samanta Lazzarotto Franzoi, enumerou algumas dicas e orientações que devemos incluir na nossa rotina para manter a tranquilidade e o bem-estar:

  • Escolha um horário do dia para se manter informado. Não deixe a televisão ligada o tempo inteiro em programas jornalísticos, escolha um e o acompanhe. Procure ler notícias de sites confiáveis e seguros;
  • Leia também algo que você gosta, um livro, quadrinhos, contos, etc;
  • Fuja dos programas tradicionais, se puder opte por assistir a filmes ou séries que te tragam conteúdos educativos, engraçados e leves;
  • Uma questão que ajuda bastante é praticar exercícios físicos em casa, existem vários vídeos na internet com dicas muito legais sobre exercícios;
  • Técnicas de respiração e relaxamento também são muito eficazes para baixar a ansiedade gerada pela pandemia, ouça uma música relaxante, fique um pouco quieto, buscando relaxar e esvaziar a mente;
  • Ouvir uma música que você gosta, cantar ela e dançar também é uma ótima maneira de descontração e relaxamento;
  • Faça o teste, encontre a atividade que melhor se encaixa na sua rotina e no seu jeito de ser.

 

Os serviços de atendimento emergencial para Apoio Assistencial e Emocional abrangem os seguintes assuntos:

Apoio Assistencial: Cesta Básica, Cadastro Único, Bolsa Família, BPC e demais auxílios e benefícios eventuais – Tel: (48) 99154-0311 – whatsapp.

Apoio Emocional: Violência Intrafamiliar, Depressão, Ansiedade, Solidão, Alcoolismo, Negligência e Abandono – Tel: (48) 99145-7736 ou 3267-3287 – whatsapp.

 

 

Publicação: Marcelo Pinto e Silva – Assessoria de Imprensa. Informações: Samanta Lazzarotto Franzoi – Psicóloga do Cras