Audiência Pública tratará sobre Plano para Desenvolvimento Territorial do Turismo em Nova Trento

Audiência Pública acontece nesta quinta-feira as 19 hs.

Objetivo principal é apresentar algumas proposições de ações a desenvolver nos próximos anos e conta com a participação da comunidade

Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que nesta quinta-feira (05), será realizado audiência pública que tratará sobre o Plano de desenvolvimento territorial do turismo. Quem desenvolverá o trabalho será o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Catarina.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo Sálvio Tonini “O Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo é um instrumento de planejamento em uma área geográfica selecionada, que tem por objetivo principal orientar o crescimento do setor, estabelecendo as bases para a definição de ações, as prioridades, e a tomada de decisão”.

A Turismóloga Debora Matté completa que “A elaboração do Plano pressupõe, ainda, uma visão integrada da realidade da Área Turística sob os aspectos relacionados à cadeia produtiva do turismo (produto e mercado) e à gestão do turismo, além daqueles relacionados aos âmbitos social, econômico e ambiental, e à infraestrutura e serviços básicos”.

Segundo documentação o plano supracitado deverá propor objetivos, metas e diretrizes para o desenvolvimento da atividade turística, visando à melhoria da qualidade de vida das populações residentes, que resultem em um documento com informações necessárias à caracterização da situação atual, identificando seus problemas e oportunidades e definindo estratégias e ações.

Sendo assim, o Prefeito Gian Voltolini destaca que “O Plano não somente possibilitará a busca de mais recursos federais e estaduais, no sentido de fomentar o turismo no município, como também será utilizado pela Secretaria como estratégia de planejamento a longo prazo”.

Publicação: Josiane Salim – Prefeitura de Nova Trento / Informações: Secretaria de Cultura e Turismo