SAMAE trabalha na revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

Atualização da legislação contemplará metas a serem alcançadas ao longo dos próximos 30 anos

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – SAMAE está trabalhando na revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Nova Trento. A atualização está sendo desenvolvida pelo Consórcio Intermunicipal Catarinense (CIM Catarina), que elencará metas para serem alcançadas ao longo dos próximos 30 anos, com início em 2020. Também está sendo analisada a aprovação da minuta da Lei da Política Municipal de Saneamento Básico, que cria o Conselho, o Fundo e o Plano Municipal de Saneamento Básico.

O Saneamento Básico contempla quatro pilares: água, esgoto, resíduos sólidos (lixo) e drenagem pluvial (água da chuva). O SAMAE atende aos dois primeiros, já o lixo é de competência da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, enquanto que a Secretaria de Transportes, Obras, Serviços Urbanos e Planejamento se responsabiliza pela drenagem.

Desde que foram iniciados os serviços, no início do ano, uma equipe do CIM Catarina já realizou seu primeiro trabalho de campo no município, visitando as captações, Estações de Tratamento de Água (ETAs), bombeamentos, além de verificar os principais pontos com problema de drenagem pluvial apontados pela Prefeitura.