Sussurrofone é alternativa para melhorar a leitura dos alunos neotrentinos

Projeto está sendo desenvolvido nas turmas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino

Como forma de contribuir com a melhora da leitura e escrita, está sendo desenvolvido, desde março, nas escolas da rede municipal de ensino de Nova Trento, o projeto “Sussurrofone”. A iniciativa, da psicopedagoga Michelle Kétrin de Melo, é inspirada em um instrumento artesanal norte-americano, que permite a captação individual da voz de forma amplificada, com retorno do som somente para quem está utilizando a ferramenta.

Com o sussurrofone o aluno ouve a própria voz de forma mais nítida, sem interferência de outros barulhos da sala de aula, assim ele consegue se concentrar mais e melhorar sua leitura, escrita e interpretação de texto”, justifica Michelle, ressaltando que os resultados já estão sendo percebidos pelos professores e também pelos próprios alunos das turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

Para criar o sussurrofone, os alunos, com o auxílio das professoras, utilizaram tubos de PVC e materiais coloridos para a decoração das peças. O recurso está sendo aplicado nas Escolas Aguti, no distrito de Aguti, Padre José da Poian, na localidade do Salto, João Bayer Sobrinho, no bairro Claraíba e Professor Francisco João Valle, no bairro Trinta Réis. A ferramenta pode ser utilizada em diversas disciplinas, como língua portuguesa, história, e geografia, em que a qualidade da leitura e da escrita são essenciais.