Prefeito participa de assembleia extraordinária sobre queda de arrecadação

O prefeito Gian Francesco Voltolini participou na manhã de terça-feira, 19 de junho, de uma reunião extraordinária na sede da Granfpolis – Associação dos Municípios da Grande Florianópolis – que abordou a queda de arrecadação municipal, agravada pela greve dos caminhoneiros ocorrida em maio.

O objetivo da reunião é a mobilização junto ao TCE – Tribunal de Contas do Estado  para que haja flexibilização na interpretação da Lei na futura análise das contas municipais no próximo ano e no sentido de orientar suas equipes de governo. Esta solicitação será formalizada através de um pedido que contará com a participação dos prefeitos e presidentes de Câmaras da região.

Segundo apresentou o diretor Administrativo e Financeiro da Granfpolis, Gilberto Brasil, de janeiro a maio deste ano em relação a igual período do ano passado, o Fundo de Participação dos Municípios cresceu 7,67%. No entanto, segundo projeções da Secretaria do Tesouro Nacional, de janeiro a agosto este crescimento cai para 4,21%. “Se analisarmos os meses de junho, julho e agosto, em relação a igual período do ano passado, há queda de 1,36%”, destacou.

Quanto ao ICMs dos municípios, a STN constata crescimento de janeiro a maio de 6,88%. Contudo, há uma queda real de 7% na variação dos 12 primeiros dias de junho deste ano em relação a igual período de 2017. Após, a assembleia, o presidente da GRANFPOLIS, Gean Loureiro, solicitou à equipe técnica que subsidie os prefeitos com todas estas informações para que tomem as devidas providências na busca do equilíbrio financeiro.

*Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Granfpolis