Dia Mundial sem Tabaco é celebrado nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, 31 de maio, celebra-se em todo o Dia Mundial sem Tabaco data instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas – em 1987, com intuito de conscientizar a população sobre os efeitos nocivos do consumo de tabaco e promover a implementação de políticas públicas eficazes para reduzir o consumo.
De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – 6 milhões de pessoas no mundo morrem anualmente por conta de doenças relacionadas diretamente ao consumo de tabaco, e o mais grave, é que cerca de 600 mil pessoas destas 6 milhões não são consumidoras diretas, mas estão em constante contato com a fumaça produzida pelo tabaco. Em função deste contato, a maior causa de morte é o câncer de pulmão e cerca de 80% destas mortes poderiam ser evitadas se não houvesse o consumo do tabaco.
O que é tabagismo?
O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina, provocada pelo consumo frequente de tabaco, além de ser considerado fator de risco para aproximadamente outras 50 doenças. Isto ocorre porque a nicotina substância encontrada nos derivados de tabaco age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca, aumento da pressão arterial.
Já o monóxido de carbono produzido através da queima do cigarro, causa diminuição da oferta de oxigênio ao coração, levando também à isquemia, privando alguns órgãos do oxigênio, causando deficiência na oxigenação dos tecidos. Assim a junção da nicotina com o monóxido de carbono pode provocar diversas doenças cardiovasculares. Qualquer tipo de exposição ao tabaco contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Entre elas, estão a trombose, aterosclerose, doença arterial coronariana e o acidente vascular encefálico.
Conforme dados da OMS – Organização Mundial da Saúde –, 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares, entre elas estão os ataques cardíacos e os Avc – Acidente Vascular Cerebral. Em meio aos fatores de risco comportamentais causadores das doenças cardiovasculares, o tabagismo é listado como um dos mais importantes conforme a OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde.
Quer parar de fumar?
Nova Trento conta com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde, que é realizado através de uma equipe multiprofissional. Os interessados em aderirem ao programa, podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e realizar a inscrição.