Eventos marcam a presença Renzo Maria Grosselli em Nova Trento
A sexta-feira, 06, e o sábado, 07 de abril foram marcados pela realização de dois eventos com a presença do escritor italiano, sociólogo e doutor em História, Renzo Maria Grosselli, em Nova Trento. Em Sessão Solene que ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, Grosselli recebeu na sexta-feira, 06, o título de ‘Cidadão Honorário’.
Na oportunidade relembrou a primeira vez que esteve em Nova Trento, em 1981, e posteriormente retornou em 1983, onde residiu por um ano para desenvolver suas pesquisas. Ao falar sobre o período se emocionou e enfatizou a acolhida que recebeu das famílias neotrentinas, que também o auxiliaram na busca por documentos e entrevistas.
Já no sábado, 07, Renzo abriu oficialmente o ciclo de palestras em alusão aos 40 anos de pesquisa dedicados aos trabalhos sobre os Trentinos no Brasil. Durante sua apresentação, destacou aspectos que o motivaram a estudar o tema, entre eles o fato, de reconstruir uma base historiográfica que servisse como fonte para milhares de descendentes de imigrantes que buscavam sobre a origem de suas famílias.
O estudioso salientou também a produção do livro ‘Vencer ou Morrer’, onde intercruzou os dados dos registros contidos em arquivos na Itália com os que encontrou no Brasil. Além disso, contou aos presentes sobre as dificuldades enfrentadas pelos trentinos durante o período da grande imigração, que motivou milhões de pessoas a deixaram a Europa.
O evento contou com a presença da comunidade neotrentina, visitantes, autoridades locais e regionais, além representantes dos Circolos Trentinos de Santa Catarina, da Província Autônoma de Trento e de representantes de entidades culturais regionais. Na ocasião, a Banda Padre Sabbatini também participou do evento com apresentação do hino da Itália, o hino de Trento e a Valsa do Imperador. O ciclo de conferências é uma iniciativa da Província Autônoma de Trento com a colaboração da Associação Trentino Nel Mondo. Além de Nova Trento, as conferências compreendem também os municípios de Rio dos Cedros (Santa Catarina), Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), Santa Olimpia, em Piracicaba (São Paulo), Vitória e Santa Teresa (Espírito Santo).
Sobre o estudioso
Renzo Maria Grosselli nasceu em Trento em 12 de janeiro de 1952, formou-se em sociologia pela Universidade de Trento, Itália em 1976, e, em 1998 obteve o título de doutor em pesquisa histórica pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nos anos de 1980 iniciou as primeiras sobre emigração tirolesa-italiana em Santa Catarina
Entre o período de 1983 a 1991 morou no Brasil, nos Estados de Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, onde desenvolveu pesquisas junto aos arquivos públicos de Estado, arquivos das Cúrias Episcopais, arquivos municipais e também privados. Pesquisou também nos Estados do Rio de Janeiro ( antigo arquivo do Itamaraty) e arquivos do Estado de Minas Gerais.
Entre suas principais obras, estão os livros:
– Vincere o Morire – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane – Santa Catarina 1875-1900. Trento, 1986.
– Colonie Imperiali nella Terra del Caffè – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane Espírito Santo 1874-1900. Trento, 1987.
– Dove cresce laraucaria. Dal Primiero a Novo Tyrol – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane. Paraná 1874-1940. Trento, 1989.
– Da schiavi bianchi a coloni. Un progetto per Le fazendas – contadini trentini (veneti e Lombardi) nelle foreste brasiliane. São Paulo 1875-1914. Trento, 1991.
– Noi Tirolesi Sudditi Felici di Dom Pedro ll. Trento, 2008.