Crianças e adolescentes do SCFV demonstram talentos na noite de encerramento

As crianças e adolescentes atendidos pelo SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado pelo CRAS – Centro de Referência em Assistência Social Cátia Marchiori participaram na noite de quarta-feira, 13 de dezembro, do encerramento e da confraternização das atividades de 2017. O evento ocorreu a partir das 19h30, no Salão Paroquial São Virgílio, no Centro, e reuniu familiares e autoridades municipais.

Na oportunidade, as crianças e adolescentes demonstraram seus talentos artísticos por meio de apresentações de músicas, danças, leitura de texto e poesia. De acordo com o educador social do Cras, Paulo Gerson Borges de Carvalho, as atrações foram desenvolvidas pelas crianças e adolescentes de forma autônoma a partir das atividades e dos conteúdos abordados durante o ano. “Eles foram divididos em grupos conforme o período que frequentaram o serviço e solicitei que desenvolvessem apresentações para o encerramento”, explica Paulo. Para o educador, resultado foi positivo, pois os grupos trabalharam em equipe para apresentar ao público atrações de suas preferências. “Eles nos surpreenderam, pois todas as etapas foram realizadas por eles, apenas com algumas orientações da equipe do Cras”, conclui Paulo.

O que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos?

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Nova Trento é ofertado para crianças e adolescentes com faixa etária de 6 a 15 anos e tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a integração e a troca de experiência entre os participantes, valorizando assim o sentido da vida coletiva. Ele é organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas e vivências culturais, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Buscando sempre promover o acesso a informações sobre direitos e participação cidadã. Ele é desenvolvido no contra turno escolar, uma vez por semana, sendo ofertado no ambiente do CRAS. Paralelamente é desenvolvido um trabalho social com as famílias das crianças e adolescentes que frequentam o SCFV, bem como reuniões com os pais a cada dois meses.

Quem pode participar?

O serviço é prioritário para famílias beneficiárias do programa bolsa família ou que vivem/vivenciam alguma situação de vulnerabilidade e/ou risco social.

*Com informações e fotos do Cras – Centro de Referência de Assistência Social Cátia Marchiori*