Terça-feira será marcada por homenagens à de Santa Luzia

Nesta terça-feira, 12 de dezembro, o grupo I Pargoleti juntamente com a senhora Neide Boso Cadorin e voluntários realizam pelo sétimo ano consecutivo uma homenagem à Santa Luzia, tradição proveniente do Tirol/Trentino e que se mantém viva em Nova Trento.

A programação inicia às 20h, na Travessa Salvador Cadorin, no Centro, com a bênção de um capitel em honra à Santa Luzia, seguida de um sorteio de brindes e apresentação do grupo I Pargoleti, próximo à residência de nº 262. Ao escurecer, a carroça de Santa Luzia percorrerá a Rua João Bayer Sobrinho, no Centro, e suas transversais, e visitará as casas para entregar de doces, especialmente às crianças, que deixaram capim para o cavalinho. “Convidamos a todos para prestigiarem a bênção do capitel e acompanhar a Santa Luzia”, informa Neide Boso Cadorin.

Além do Centro, neste ano, moradores do bairro Vígolo, Emílio Masera e Suzana Bonecher Masera organizaram também uma programação em homenagem à Santa Luzia. A santa percorrerá a Rua Madre Paulina saindo do trecho próximo ao restaurante La Bella Polenta, passando pelas transversais do Loteamento Minatti e seguirá até a Vinícola Girola.

Sobre a tradição

Santa Luzia é protetora das doenças dos olhos, foi uma jovem siciliana martirizada nas perseguições aos cristãos do imperador Diocleciano. Seu corpo está exposto à visitação na Igreja de São Geremia e Santa Lucia, em Veneza, Itália. Em Nova Trento, a santa é venerada em igrejas, oratórios e capitéis públicos nos bairros Espraiado, Ribeirão Bonito, Alto Silva e Travessa Salvador Cadorin (Centro). Algumas famílias também cultivam a devoção nas suas casas em agradecimento por graças recebidas.

A celebração de Santa Luzia ocorre anualmente no dia 13 de dezembro, porém, sempre na véspera deste dia, antes de dormir, as crianças colocam um prato sobre a mesa com fardinhos de capim. No dia seguinte o prato amanhece repleto de bolachas coloridas e o capim é levado por Santa Luzia para alimentar o cavalinho que puxa a carroça. Essa tradição foi trazida pelos imigrantes tiroleses de língua italiana em 1875 e ainda é lembrada em muitas famílias de Nova Trento.

Agradecimentos

A senhora Neide Boso Cadorin agradece a todos que contribuíram para a realização de uma edição da homenagem à Santa Luzia, especialmente ao Grupo I Pargolleti, que celebra neste ano 10 anos de fundação. Além disso, ela agradece a artista plástica neotrentina, Maria José Montibeller Dalri, a Djeka, pela pintura realizada no Capitel Santa Luzia. Para o próximo ano, Neide destaca que a intenção do grupo é mobilizar mais pessoas em prol desta tradição para que outros bairros recebam Santa Luzia.

Fotos: Arquivo – I Pargoleti