Neotrentinos participam do 2º Seminário Catarinense de Cicloturismo

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Salvio Osmar Tonini, acompanhado da turismóloga da Secretaria de Cultura e Turismo, Débora Matté e dos representantes do Pedalatrento, João Batista Facchini, Jéssica Battisti e Ronaldo Sartori participaram na segunda-feira, 20 de novembro, da segunda edição do Seminário Catarinense de Cicloturismo, que ocorreu em Benedito Novo, no Médio Vale do Itajaí.

A programação teve início no período da manhã, a partir das 8h30, com a análise dos encaminhamentos do I Seminário, seguida de palestras sobre os “Benefícios socioeconômicos de um circuito de cicloturismo” (Associação Vale das Águas), o “Desenvolvimento de rotas oficiais de Cicloturismo” (Clube de Cicloturismo do Brasil), o “Debate: Perfil do Cicloturista” (Luiz Saldanha/Juliana Castro – URFRJ e Luana Pedrini – pesquisadora e a plenária final com apresentação de propostas e encaminhamentos para o fortalecimento do Cicloturismo em Santa Catarina.

De acordo com o secretário Salvio, a participação no evento foi importante para obter mais conhecimentos sobre o cicloturismo e contribuir com os projetos que estão em andamento no município em parceria com o grupo do Pedalatrento. “Com estas informações seguiremos com as ações para os projetos de 2018, que envolverão o cicloturismo em nosso município e região”, explica Salvio.

O evento teve como objetivo debater a situação e as perspectivas do cicloturismo em Santa Catarina, ampliar os conhecimentos acerca do tema, além de contribuir como uma alternativa turística e a utilização da bicicleta como meio de transporte. O 2º Seminário Catarinense de Cicloturismo foi uma realização do Clube de Cicloturismo do Brasil e do CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí e apoio da Prefeitura de Benedito Novo.