Secretaria Municipal Educação realiza abertura do PNAIC 2017

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Trento realizou na noite de quinta-feira, 31 de agosto, a solenidade de abertura do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – destinado a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, brasileiras.

A abertura oficial ocorreu na sede do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Padre Rossi –, no Centro e reuniu professoras e coordenadoras do pré-escolar (educação infantil) ao 3º ano do Ensino Fundamental, além do secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Orsi, que incentivou e apoiou a iniciativa e as professoras, coordenadores e equipe PNAIC do município.

Em seguida, a coordenadora local do PNAIC, Janaína Taís Baraúna iniciou com a apresentação do Programa, destacou a utilização do sistema ‘SISPACTO’ destinado a realização das atividades, cronograma de encontros presenciais e a distância, certificação de conclusão do Programa e apresentação para as cursistas das novas Formadoras Locais, que serão a professora Cleide Aparecida Vinotti (formadora local do Pré-Escolar/Ed. Infantil) e a professora Sueli de Fátima Rodrigues Gomes (formadora local dos Anos Inicias – 1º ao 3º ano).

O evento teve como objetivo ressaltar a importância do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – que vai ao encontro da meta 5 do PNE – Plano Nacional da Educação –, que é: “Universalizar alfabetização para todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

 

Sobre o PNAIC

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – teve início no ano de 2013 e tem apresentado efeitos positivos no desenvolvimento da alfabetização das crianças no Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano) das escolas. Neste ano de 2017, o Programa conta com a inclusão da Educação Infantil – Pré Escolar, que trabalhará as perspectivas e as especificidades do trabalho de leitura e escrita com as crianças. “A responsabilidade pela alfabetização das crianças precisa ser acolhida por docentes, gestores e instituições formadoras como um imperativo ético indispensável à construção de uma educação efetivamente democrática e socialmente justa”. (Documento Orientador PNAIC- MEC)

 

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Fotos: Janaína Taís Baraúna