Comitiva de Fornace visita Nova Trento
Em turnê pela primeira vez no Brasil, a companhia de teatro amador – Filodrammatica S. Martino di Fornace, da cidade trentina de Fornace visitou Nova Trento na segunda-feira, 14 de agosto. Apesar de Nova Trento não integrar o roteiro de apresentações, o grupo escolheu a Capital Catarinense do Turismo para passar o dia e conhecer mais sobre a cidade.
A comitiva chegou ao município por volta das 11h, acompanhado do consultor da Província Autônoma de Trento, em Santa Catarina e Paraná, Elton Diego Stolf, e foi recepcionada no Santuário Santa Paulina, no bairro Vígolo, pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e também pelas irmãzinhas da Congregação da Imaculada Conceição.
No complexo do Santuário, o grupo conheceu o templo, a capela de Nossa Senhora de Lourdes, o Casabre e o Cenário Vivo. Em seguida, estiveram no Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro onde completaram as belezas naturais do local e seguiram para o almoço na Cantina Italiana. Já no período da tarde, visitaram a Igreja Matriz São Virgílio e foram recebidos pelo vice-prefeito, Jaison Moacir Marchiori e pela equipe de servidores municipais, representantes de comunidade e de entidades.
Para o prefeito de Fornace a visita à Nova Trento foi um importante momento da viagem ao Brasil. “Nossa visita provou que podemos ser amigos mesmo há quilômetros de distância; e isso é um ensinamento para toda a humanidade. Creio que esse é o início de um caminho de amizade muito longo, baseado no respeito à memória de nossos antepassados”, destaca o prefeito de Fornace, Mauro Stenico.
Emocionado, Gino Caresia, presidente da companhia de teatro Filodrammatica S. Martino di Fornace,chorou ao falar sobre a imigração dos trentinos ao Brasil, principalmente, por estar em Nova Trento, cidade fundada também por parte destes imigrantes. “Pesquisamos a emigração registrada em Fornace, mas é a mesma que representa também a história da emigração de todo o Trentino. História de miséria e de esperança que era igual a todos. Nós temos a obrigação de recordar aqueles que deixaram nossa terra, porque permitiram àqueles que ficaram que progredissem. É nosso deve ensinar isso a nossos jovens”, explica Caresia.
Segundo o consultor da Província Autônoma de Trento, em Santa Catarina e Paraná, Elton Diego Stolf, a escolha por Nova Trento ocorreu em virtude laços históricos que envolvem a cidade e o Trentino. “O principal motivo da visita foi possibilidade do grupo conhecer de destino de muita gente que partiu do Trentino no período da imigração, e principalmente conhecer este lugar que leva o nome da região de origem do grupo. Além da ligação religiosa, que existe com Santa Paulina”, informa Elton.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Salvio Osmar Tonini, a visita foi extremamente importante para o município pois demonstra a aproximação que o município tem com a Itália. “Foi uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiênciase quem ganha com estas visitas é toda a comunidade neotrentina. Ficamos muito felizes em recebê-los”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo, Salvio Osmar Tonini. Durante toda a visitação, a guia de turismo e servidora municipal, Elizangela Dalla Brida Cassaniga Bertoldi conduziu o grupo e contou a história do município e dos atrativos através do dialeto trentino.
Sobre a agenda do grupo
Em seis apresentações, a companhia de teatro amador – Filodrammatica S. Martino di Fornace apresenta a peça Viagio di Sol Andata, que retrata a emigração e o sonho de “far la merica”. O espetáculo conta a história de imigrantes de Fornace em direção ao novo mundo, até chegarem em Rodeio/SC. Todas as apresentações ocorrem em dialeto trentino com a direção de Camillo Caresia e autoria de Dino Caresia. Além da agenda de apresentações, no sábado, dia 19 de agosto, será firmado um Pacto de Amizade entre as cidades de Rodeio e Fornace, para perpetuar os laços culturais existentes entre as duas comunidades trentinas.
Texto e fotos: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
*Com informações de Elton Diego Stolf *