Crianças e adolescentes do SCFV visitam parque Beto Carrero World
Um dia especial para as crianças e adolescentes que frequentam o SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ofertado pelo Cras – Centro de Referência de Assistência Social Cátia Marchiori de Nova Trento. Assim foi a terça-feira, 18 de julho, no parque temático Beto Carrero World, em Penha. Na ocasião, o grupo teve a oportunidade de complementar o conteúdo abordado durante o mês de julho, que tratou sobre o “Direito ao Lazer”, além de vivenciarem um dia destinado ao entretenimento cultural e o lazer.
De acordo com a equipe do Cras, ao abordar este tema, foram destacados as diferentes formas de lazer e entretenimento como: as formas gratuitas e as pagas. Neste sentido, o passeio ao parque temático, foi apresentado às crianças e adolescentes como uma das formas pagas. Durante a experiência no parque, eles brincaram nos brinquedos, visitaram o zoológico, assistiram as atrações culturais, por exemplo. A oportunidade também serviu para fortalecer o SCFV, assim como realizar a primeira integração, trocas de vivências e relação social entre os quatro grupos que o CRAS atende hoje.
Anteriormente ao passeio, o grupo trabalhou os tipos de lazer gratuitos, como as brincadeiras, o lazer em casa e nos ambientes publícios. Entre as atividades também desenvolvidas está a realização de um piquenique na praça Getúlio Vargas, no Centro. Além destas atividades, o trabalho sobre o “Direito ao Lazer” contará no mês de agosto com oficinas de biscuit, que tratá o lazer como uma fonte de renda.
Segundo a equipe do Cras, dentro do “Direito ao Lazer” também foram trabalhadas as responsabilidades que vem com ele. Outra importante realização deste mês de julho foi a entrega dos uniformes e agasalhos para as crianças e adolescentes que frequentam o SCFV.
Sobre o passeio
A equipe do Cras informa que todos os custos do passeio, como passaporte, alimentação e transporte foram pagos através de recursos do próprio Cras, com a importante parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, que oportunizou o aprendizado, a diversão e a interação social para as crianças e adolescentes do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O que é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos?
Atualmente, em nosso município é ofertado para crianças e adolescentes com faixa etária de 6 a 15 anos e tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover a integração e a troca de experiência entre os participantes, valorizando assim o sentido da vida coletiva. Ele é organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas e vivências culturais, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Buscando sempre promover o acesso a informações sobre direitos e participação cidadã. Ele é desenvolvido no contra turno escolar, uma vez por semana, sendo ofertado no ambiente do CRAS. Paralelamente é desenvolvido um trabalho social com as famílias das crianças e adolescentes que frequentam o SCFV, bem como reuniões com os pais a cada dois meses.
Quem pode participar?
O serviço é prioritário para famílias beneficiárias do programa bolsa família ou que vivem/vivenciam alguma situação de vulnerabilidade e/ou risco social.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
*Com informações e fotos do Cras – Centro de Referência de Assistência Social Cátia Marchiori*