Festa do padroeiro São Virgílio inicia nesta quarta-feira

Inicia nesta quarta-feira, 28 de junho e segue até o domingo, 02 de julho, as comemorações em alusão ao padroeiro do município ‘São Virgílio’, no Centro. A programação contará com diversas celebrações religiosas na Igreja Matriz e também e festa social, que ocorre no Salão Paroquial São Virgílio. Durante todos os dias haverá completa serviço de bar e cozinha.

Confira a programação completa:

Dia 28 de junho, quarta feira:

18h30min – missa da catequese da paróquia, com o tema: ‘São Virgílio e o combate aos ídolos’. Após a missa, tradicional sopa, pastel, pinhão, bingo e brinquedos para as crianças.

Dia 29 de junho, quinta feira:

18h – Concentração dos homens e mulheres do terço na Praça Getúlio Vargas seguida de procissão até a Igreja Matriz.

18h30 – Missa dos homens e mulheres do terço, com o tema: ‘Ano Mariano’. Após a missa, noite das massas (venda antecipada de ingressos) e tradicional sopa, pastel, pinhão, bingo e brinquedos para as criançasm, música ao vivo com Paulinho Rocha.

Dia 30 de junho, sexta feira:

18h30 – Missa das pastorais, ministérios e movimentos da paróquia, com o tema: ‘Como São Virgílio somos chamados a servir’. Após a missa, tradicional churrasco, crepe, sopa, pastel, pinhão, bolo, bingo e brinquedos para as crianças.

20h – Apresentação da banda musical padre sabbatini.

22h30 – Show com Ivonir Machado.

Dia 1 de julho, sábado:

14h – Tarde infantil e gincana para os catequizandos.

18h30 – Missa com os crismandos e grupos de jovens, com o tema: ‘Jesus, meu amigo’. Após a missa, tradicional churrasco, crepe, sopa, pastel, pinhão, bolo, bingo e brinquedos para as crianças.

20h – Show com a banda católica single core.

22h – Festival sertanejo com Cris e Amanda, Hugo, Douglas Araújo e Israel Lucero.

Dia 2 de julho, domingo:

10h – Missa festiva em honra ao padroeiro São Virgílio, com a participação dos padrinhos e madrinhas, festeiros e coordenadores de todas as comunidades.

12h – Almoço familiar.

12h – Almoço dos festeiros com apresentação do grupo de dança Laços da Fronteira.

16h – Show com Misturadão Sertanejo. Durante o domingo, tradicional sopa, pastel, crepe, pinhão, bingo e brinquedos para as crianças.

Sobre o padroeiro

Virgílio nasceu em Roma e vivia com a família na belíssima região montanhosa trentina. Ele foi consagrado bispo de Trento por Ambrósio, que era bispo de Milão e tinha autoridade por todo o norte da Itália. Vigílio engajou-se de corpo e alma, sob tutela de Ambrósio, a combater e erradicar o paganismo de sua região. Para auxiliá-lo, recebeu mais três sacerdotes missionários, Sisínio, Martiro e Alessandro, todos vindos do Oriente.

Depois de dez anos de trabalho missionário, uma tragédia ocorreu. Uma discórdia em Sanzeno, entre os seguidores dos antigos cultos pagãos e um cristão que se negava a venerar Saturno, acabou colocando parte da população contra os três missionários, auxiliares de Vigílio. Eles foram mortos e queimados.

O bispo Vigílio morreu no dia 26 de junho de 405. Segundo uma antiga tradição sobre seu martírio, ele teria sucumbido após ter recebido alguns coices de cavalo, no Vale Rendena. Como não foi socorrido, agonizou até a morte. Suas relíquias mortais estão sob a guarda da catedral da diocese de Trento, onde são veneradas no dia do seu trânsito.

* Com informações da Paróquia São Virgílio*