Médica cubana atende moradores do distrito de Aguti

Desde o mês abril, a médica cubana Yohandra Maria Busot Llerena, 29 anos, atende na Unidade Básica de Saúde distrito de Aguti e Pitanga, além das demais comunidades que compreendem o distrito, com atendimentos aos integrantes do Grupo Hiperdia, destinado aos hipertensos e diabéticos.

Ela integra o grupo de profissionais que atuam no programa ‘Mais Médicos’, do Governo Federal, dentro do programa ESF – Estratégia de Saúde na Família. Yohandra conta que chegou ao município no março, depois disso, passou a conhecer todo o funcionamento da Secretaria de Saúde. Segundo ela o que a motivou ingressar no programa foi a possibilidade de conhecer novos métodos de trabalho, novas e pessoas e culturas.

 

Sobre o ‘Mais Médicos’ em Nova Trento

Em dezembro de 2013, o município de Nova Trento recebeu pela primeira vez médicos cubanos vinculados ao ‘Mais Médicos’. Com a adesão ao progroma, do início de 2014 até o mês de novembro de 2016, os médicos Yanier Penã Morales e Yanisleidi Blanco Quintana atuaram na Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento.

O programa ‘Mais Médicos’ foi instituído pela medida provisória nº 621 e sancionado na Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, com intuito de promover melhorias dos atendimentos aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde.

Texto e foto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento