Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza inicia dia 17

A partir de 17 de abril, tem início em todo o país, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. De acordo com a vacinadora Sônia Moresco, a campanha será dividida em dois momentos. O primeiro ocorre de 17 a 21 de abril, destinado a vacinação de pessoas com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já o segundo, será a partir do dia 24 de abril para os demais públicos.

Nesta campanha, além dos idosos, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Também serão incluídos neste ano, os professores das escolas públicas e privadas. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o público-alvo desta campanha será de 60 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

 

Vacinação em Nova Trento

A vacinadora Sônia Moresco explica que neste ano, o atendimento na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro, será realizado com a distribuição de 40 senhas no período da manhã e 40 no período da tarde. Segundo ela, a vacinação também será efetuada nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros, Trinta Réis e do Besenello. “Lembramos que é preciso trazer o Cartão Nacional do SUS e a carteira de vacinação para o registro. Além disso, qualquer dúvida a comunidade pode entrar em contato com o setor de Imunização, na Unidade Básica de Saúde Madre Paulina, no Centro”, ressalta a vacinadora.

 

O que é a Influenza?

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde. Durante a época de maior circulação dos vírus, esses podem ser identificados em até 30% A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

Este ano, o estado de Santa Catarina lança juntamente à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza a intensificação da vacinação contra o tétano. O tétano acidental permanece como importante problema de saúde pública em nosso estado: apesar da baixa incidência, ainda mantém a média de casos ao longo dos anos, com oscilações nas taxas de letalidade. Em 2016, foram confirmados 12 casos de tétano acidental, a faixa etária mais atingida foram os maiores de 50 anos. No intuito de resgatar pessoas não vacinadas ou com esquema incompleto para o tétano, será ofertada vacinas contra tétano e difteria para os grupos maiores de 7 anos e vacinas contra o tétano, difteria e coqueluche para as gestantes e puérperas.

 

Sobre a transmissão da doença

A transmissão da Influenza ocorre principalmente através do contato com partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções É muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semi fechados, dependendo não apenas da infectividade das cepas, mas também do número e intensidade dos contatos entre pessoas de diferentes faixas etárias. A transmissão também é elevada em aviões, navios e outros meios de transporte coletivo, onde são frequentemente registrados surtos de influenza A e B que acometem passageiros e tripulantes.15,16

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

*Com informações do Ministério da Saúde *