Município recebe programação dos 150 anos da Colônia Príncipe Dom Pedro nesta sexta-feira
O município de Nova Trento sediou na sexta-feira, dia 10 de março, a programação das comemorações dos 150 anos da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro. O primeiro ato ocorreu às 16h, na Câmara Municipal de Nova Trento com uma sessão solene, seguida de uma caminhada até o Cemitério Municipal, que homenageou todos os construtores da história sesquicentenária com a deposição de uma coroa de flores no túmulo de Hyppolito Eugênio Boiteux.
Por volta das 19h, ocorreu uma missa em ‘Ação de Graças’, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, na Igreja Matriz de São Virgílio, no Centro. Na sequência, um jantar foi oferecido as autoridades presentes na Cantina Italiana. Já no sábado, dia 11, a programação teve sequência com a visita da comitiva de autoridades, inclusive com a presença de Dom Bertrand aos santuários de Santa Paulina e Nossa Senhora do Bom Socorro.
Sobre a Colônia
A fundação da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro ocorreu em 10 de março de 1867, com a chegada de 98 imigrantes provenientes dos Estados Unidos, entre eles, famílias de origem irlandesa e inglesa que haviam imigrado anteriormente para os EUA. A instalação da sede da colônia ocorreu na confluência do Ribeirão Águas Claras com o Rio Itajaí Mirim e compreendia o território dos atuais municípios de Botuverá, Nova Trento até a localidade do Krecker, em São João Batista e margem direita de Brusque.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento