Dia do Psicopedagogo é celebrado neste sábado
Neste sábado, 12 de novembro, celebra-se o Dia do Psicopedagogo, profissional que surge para colaborar e contribuir com todos os sujeitos que fazem parte da saúde e educação. Ele tem por objetivo compreender, estudar e pesquisar a aprendizagem nos aspectos relacionados com o desenvolvimento e ou problemas de aprendizagem, ou seja, auxiliar todos os alunos que têm dificuldades de aprendizagem, que reprovam, que não conseguem acompanhar os seus colegas e que muitas vezes são “deixados” para trás no processo de aprendizagem.
Segundo Rubinstein “o psicopedagogo é como um detetive que busca pistas, procurando selecioná-las. A sua meta é investigar todo o processo de aprendizagem levando em consideração a totalidade dos fatores nele envolvidos, para, valendo-se desta investigação, entender a construção da dificuldade de aprendizagem” (1996, p.128).
No livro ‘Psicopedagogia clínica: uma visão diagnostica dos problemas de aprendizagem’, a autora Maria Lucia Lemme Weiss destaca que: “Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, é uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola”. (Weis, 1999, p.27)
A psicopedagogia no Município de Nova Trento
Em Nova Trento, a psicopedagogia teve início em 2002, por intermédio da profissional recém formada na área, Fabiana Marchiori, que apresentou ao Poder Público (gestão 2001-2004) e ao secretário municipal de Educação da época, Moacir Antônio Facchini, um projeto sobre a importância da psicopedagogia no processo de ensino aprendizagem para a Rede Pública Municipal de Nova Trento.
A partir desta iniciativa, em 2003, o cargo foi criado oficialmente no município no quadro de servidores efetivos da Administração Municipal. Com esta medida Nova Trento passou a ser um dos primeiros municípios do Brasil com este profissional na rede de ensino. “Tenho muito orgulho da minha profissão, e agradeço muito pela oportunidade de atuar no município de Nova Trento há 12 anos. Com o trabalho do psicopedagogo, tanto o município como os seus alunos, ganharam um forte aliado para melhorar, colaborar, e proporcionar melhores soluções dos problemas e dificuldades de aprendizagem, tornando de alguma forma a educação mais significativa e prazerosa”, afirma a psicopedagoga Michelle Kétrin de Melo que atualmente realiza o atendimento clínico deste município. Ela também estende as felicitações a todos os profissionais da psicopedagogia que atuam na educação Brasileira.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
*Com colaboração da Secretaria Municipal de Educação
Fotos: Michelle Kétrin de Melo