Cirurgias eletivas sofrem alterações a partir de junho

Após o anúncio da Secretaria do Estado da Saúde em cancelar os mutirões de cirurgias eletivas em todo o Estado, os atendimentos no Hospital Municipal Imaculada Conceição de Nova Trento também sofrerão alterações a partir deste mês de junho.

De acordo com o diretor do hospital, Robson Almeida, só serão realizadas as cirurgias em que municípios ainda tenham numeração de AIH – autorização de internação de hospitalar emitidas até dia 31 de maio 2016. Segundo Robson, desde o 1º de junho, o sistema de agendamentos não gerou mais autorizações. “Conforme as informações já veiculadas pela mídia, os mutirões foram cancelados. Agora, aguardamos o posicionamento Alesc – Assembleia Legislativa de Santa Catarina, sobre a possibilidade de destinar as sobras orçamentárias do ano passado para os hospitais do Estado”, ressalta Robson.

De acordo com informações da Alesc, existe a probabilidade de um projeto de lei criar um fundo para destinar os 100 milhões das sobras orçamentarias do exercício 2015 para custear os 186 hospitais filantrópicos do Estado, além do Hemosc e do Samu.

Segundo informações da CIR – Comissão de Intergestores Regional – que inclui 28 municípios da região, o Hospital Imaculada Conceição de Nova Trento foi a entidade não estadual que mais realizou cirurgias eletivas no decorrer deste ano. O diretor do hospital relata que desde o início dos mutirões, em dezembro de 2013, foram realizadas na entidade a média de 250 cirurgias por mês. “Neste período recebemos pessoas de todas as regiões de Santa Catarina”, acrescenta Almeida.

 

Hospital em números – exercício 2015

Consultas: 15429

Consultas + observações: 2949

Curativos: 480

Medicação: 961

Pequenas cirurgias: 275

Cirurgias gerais: 12000

Raio X: 1493 

Eletros: 480

Ultrassom: 864

 

Investimentos proporcionaram mais atendimentos

Devido ao aumento no número de atendimentos no Hospital Municipal Imaculada Conceição, em virtude dos mutirões, e também para melhor atender os neotrentinos, a estrutura física da entidade recebeu melhorias e novos equipamentos foram adquiridos. Entre elas, destaque para:

– Nova sala de cirurgias

– Nova sala pós-operatório

– Nova sala de lavagem e contaminação

– Nova sala de esterilização

– Ampliação de sala para abrir o Raio X e o Mamógrafo

– Manutenção da sala de partos

– Aquisição de novos equipamentos para o centro cirúrgico

– Aquisição de novos enxovais

– Aquisição de um fogão industrial

– Aquisição de novos refrigeradores

– Aquisição de novos condicionadores de ar

– Aquisição de novas câmeras de monitoramento

– Reativação da lavanderia industrial

– Reforma da recepção do hospital

– Aumento no número de leitos de 50 para 65

– 22 novas camas hospitalares e três macas (via Programa Qualisus)

 

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento