Profissionais de Educação discutem Base Nacional Curricular Comum
Os profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino estiveram reunidos na segunda-feira, 16 de novembro, para discutir a Base Nacional Curricular Comum. De acordo com as informações do Ministério da Educação a Base Nacional Curricular Comum será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país.
O dia de estudos ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica Professor Francisco João Valle, no bairro Trinta Réis. O encontro foi mediado pelo secretário-adjunto de Educação, Moacir Antônio Facchini e pela equipe pegagógica da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, Facchini apresentou uma reflexão sobre o contexto nacional da Educação, com aspectos relacionados ao currículo, dados históricos e a sociedade.
A diretora de Ensino, Fabiana Marchiori foi a responsável por destacar aos presentes a proposta da Base Nacional Curricular Comum, documento produzido pelo Mec – Ministério da Educação – e que está disponível para consulta pública.
De acordo com Fabiana desde o mês de outubro todas as escolas municipais estão mobilizadas para produzirem sugestões para o documento e tiveram acesso aos materiais informativos. “Este encontro teve objetivo de discutir a proposta da Base Nacional Curricular Comum a partir do conhecimento que os profissionais já possuem sobre as propostas pedagógicas das redes municipal e estudual de ensino e, também é uma oportunidade para propor um novo modelo de Educação para o Brasil. Divididos em grupos, os profissionais avaliaram o documento e cada escola produziu sugestões que serão enviadas para o Mec”, esclarece Fabiana.
Além das escolas, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Trento também produzirá um documento com sugestões para a Base Nacional Curricular Comum. A consulta pública também é aberta a todos os cidadãos, basta acessar o site da proposta. Clique aqui.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
Fotos: Vanessa Ruberti/ O Trentino