Artigo destaca Base Nacional Curricular Comum

Publicamos nesta quarta-feira, 28 de outubro, um artigo escrito pelo secretário-adjunto de Educação, Moacir Antônio Facchini que destaca a ‘Base Nacional Curricular Comum’, tema em grande discussão no país. De acordo com as informações do Ministério da Educação a Base será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares.

 Leia abaixo o artigo na íntegra:

  A Educação Parou !

  

A reflexão é sobre a Educação Brasileira. Na verdade parece que resolveu é andar! Salvo raras exceções a educação escolar brasileira patina ainda sobre os tempos da “Ratio Studiorum” modelo de educação jesuíta do Século XVI, que por sinal até deu conta daquele período de colonização do Brasil.

Mas de lá para cá o mundo mudou muito e pouca coisa foi feita no sentido de mudar o perfil e a essência da educação escolar brasileira, principalmente no sentido de dar conta do Século atual. Felizmente parece que o Brasil acordou e propõe, já há alguns anos, um debate amplo sobre uma mexida substancial no curriculum escolar. Ao menos é o que se espera o que aconteça.

Podemos entender currículo como espaço de debate e contradições inter e extra escola, também como as relações rotineiras que acontecem dentro dela e ainda como o rol de conhecimentos a serem ensinados na sala de aula. Fiquemos com este último conceito porém sem deixar de prestar atenção aos outros dois. Somos um dos últimos países a fazer isto. É uma lastima!

O Ministério da Educação consulta a sociedade civil organizada para que se mobilize no sentido de sugerir e criticar a respeito do que deve e como deve ser ensinado para essa meninada do Século XXI. Um documento preliminar já foi elaborado por técnicos do Ministério da Educação e sociedade civil. O que se propões agora é que sobre ele cada escola do Brasil faça suas análises, promova paradas para debate e apresente sugestões sobre como organizar este currículo.

A questão proposta é a seguinte: deve existir uma Base Comum Nacional para ser ensinada em todas as escolas em um percentual de sessenta por cento dos conhecimentos e reservar-se quarenta por cento para a diversidade, tendo em vista as grandes diferenças regionais do país. Se assim for o que comporá  a Base Comum e o que comporá a parte diversificada. Este é o debate.

Nova Trento, através de sua Secretaria de Educação estuda todos os documentos á sua disposição para opinar com competência. O ponto alto da mobilização acontecerá no dia 16 de novembro quando as escolas param para apresentar as conclusões dos trabalhos realizados envolvendo professores, alunos, pais, especialistas e quem mais desejar participar.

Assim, você também está convidado para o debate. Agora é a hora de dizer o que precisa ser incluído e o que deve ser retirado do currículo escolar. Faça sua análise sobre o que serve realmente para a vida de seu filho no seu processo de formação humana e o que já não serve mais.

Preste muita atenção porque aqui muita coisa está em jogo nos últimos tempos e nós não podemos continuar “deitados em berço esplêndido” e muito menos comprar “gatos por lebre”. Se é para mudar que o façamos com responsabilidade e segurança, tendo bem claro para onde queremos encaminhar nossas crianças, adolescentes e jovens no seu processo de formação humana sólida, não só no campo do conhecimento científico, mas principalmente no campo dos valores da ética e da moral.

É hora de o Brasil acordar e preparar uma geração de mulheres e homens de caráter, têmpera e abertura para o exercício plena da vida familiar, comunitária, profissional, política e social. Cito Paulo Freire quando diz “A educação sozinha não muda a sociedade, porém nenhuma mudança substancial acontece nela sem a participação de uma educação solidária e libertadora. 

 

Publicação: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Informações: Ministério da Educação | Artigo: Moacir Antônio Fachini