1ª Peregrinação Noturna no Santuário Santa Paulina ocorre dia 04

Por meio do Projeto de Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas desenvolvido pelo Sebrae/SC, em parceria com o município de Nova Trento e região, ocorre no dia 04 de setembro, a 1ª Peregrinação Noturna no Santuário Santa Paulina. A ação tem o intuito de utilizar espaços nobres e ociosos da cidade, com a criação de novos produtos turísticos, em períodos estratégicos para diminuição da sazonalidade turística municipal.

A 1ª Peregrinação Noturna no Santuário Santa Paulina terá início às 19h30, com saída no monumento da Casa Paterna. Durante 1h20, os participantes percorrerão um trajeto que contará a história de Santa Paulina e dos locais históricos que marcaram a vida da Santa. “A ampliação da parceria com o santuário de Santa Paulina mostra o grande potencial religioso local e o engajamento dos parceiros no desenvolvimento de caminhadas e peregrinação na região”, explica o consultor do Sebrae/SC, Otto Walter Schmiedt.

Segundo Otto, a peregrinação noturna deverá ocorrer toda primeira sexta feira do mês, com participação gratuita e com um tema específico dentro do calendário da Igreja e dos ‘Caminhos de Santa Paulina’. “Além do histórico dos pontos visitados contados pelas irmãs do Santuário, a programação será acompanhada de música, oração e muita devoção”, ressalta o consultor.

São parceiros desta ação, a Prefeitura Municipal de Nova Trento, Santuário Santa Paulina, os integrantes do Vale Sagrado Catarinense, Neotur – Associação Neotrentina de Turismo e o Sabrae/SC.

Sobre o projeto

O ‘Projeto Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas’, foi elaborado pelo Sebrae/SC em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Trento e lançado em agosto de 2014, com intuito de qualificar e profissionalizar os serviços prestados ao turista que visita Nova Trento. Além disso, objetiva fomentar a visitação das cidades que são utilizadas como acesso ao Santuário Santa Paulina e aumentar a permanência destes no Vale.

Desde o início do projeto as ações são destinadas aos empresários, gestores municipais e entidades do Vale do Rio Tijucas, que já passaram por capacitações e aperfeiçoamento por meio consultorias da equipe do Sebrae/SC, reuniões de trabalho mensais, visitas técnicas em cidades turísticas do segmento religioso, participaram da 1ª Vitrine Religiosa e do Congresso Catarinense de Turismo Religioso, participaram de feiras e eventos do setor turístico, além de uma missão empresarial de benchmarking na Europa.