Desfile histórico – cultural homenageia povo neotrentino
Foi difícil não se emocionar com o desfile histórico – cultural da XXIII Incanto Trentino. O público pode reviver a história do município, através dos diversos grupos que passaram pela Rua dos Imigrantes, no domingo, 09. Nem mesmo, as condições climáticas que pareciam desfavoráveis, impediram que as pessoas prestigiarem o evento. Aos poucos, o sol apareceu e proporcionou ainda mais brilho ao desfile.
As bandeiras de Brasil e Nova Trento abriram o desfile, seguidas por crianças, idosas e o carro alegórico com a rainha Carolina Casagrande, a 1ª princesa Vanessa Galvan e a 2ª princesa, Daniela Orsi. Na sequência, os mascotes Luigi e Pina também desfilaram, acompanhados pela Banda Padre Sabbatini.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Epagri que homenagearam os primeiros colonizados. A fé e a religiosidade do povo neotrentino também foram representado no desfile deste ano. Um carro de boi em homenagem à Santa Paulina e a Virgínia Nicolodi, relembraram o trabalho social inciado pelas jovens em Nova Trento, ao cuidar de uma idosa com câncer. Irmãzinhas da Congregação da Imaculada Conceição também estiveram presentes no desfile.
Ainda com o tema religiosidade a história do Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro foi representado por um carro, que reproduziu a sua estrutura. O movimento de irmãos e os participantes do terço dos homens, da Paróquia São Vírgílio, também marcaram presença.
O Circolo Trentino de Nova Trento representou a cultura de nossa cidade, com uma bela apresentação no decorrer de todo o trajeto. A Associação São Virgílio Pró-Anciãos também participou com destaque para os associados que demonstraram muita vitalidade. Um carro também relembrou a tradição de Santa Luzia, presente entre a comunidade neotrentina.
Um carro decorado com animais selvagens e com a presença de crianças ressaltou a importância da preservação do meio ambiente, em homenagem ao leão Cecil, morto no Zimbábue por um caçador.
As bicicletas antigas também abrilhantaram o desfile, que relembrou o meio de transporte muito utilizado pelos neotrentinos no decorrer da história do município. O caminhão do Vinhos Vô Luis representou a cultura do vinho e o desfile encerrou-se com o grupo da ‘Polenta com Linguiça’, que distribuiu aos presentes petiscos de polenta e linguiça.
A abertura do desfile ocorreu a partir das 10h, com saída da Rodoviária Municipal e seguiu até o Centro de Encontros Imaculada Conceição. Destaque para o carro alegórico da rainha e das princesas 2015, que foi confeccionado por integrantes da Escola de Samba Coloninha, de Florianópolis. O evento contou com a participação das autoridades municipais, famílias neotrentinas e visitantes.
Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento