Defesa Civil do Estado alerta sobre volume de chuva elevado

A Defesa Civil de Santa Catarina informa a população que a previsão para esta quarta-feira, 27 de maio, prevê céu encoberto com chuva moderada a forte em todas as regiões, especialmente no Oeste e Litoral. De acordo com o aviso meteorológico da entidade, espera-se volumes elevados de chuva no Litoral e Oeste, e risco de temporal no Estado. Além disso, um ciclone extratropical se forma próximo à costa de Santa Catarina.

Aviso – 7h: Chuva moderada e persistente nas próximas 3 horas em SC. Risco de deslizamentos e alagamentos em áreas vulneráveis. Ventos de 50 a 60km/h no Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul. Fonte: Epagri/Ciram.

Alerta – 7h30:Risco de deslizamento de terra em alguns municípios do Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí, Oeste, Grande Florianópolis e Litoral Sul de Santa Catarina devido aos altos acumulados de chuva nas últimas 72 hs e previsão de continuidade das chuvas (ver avisos meteorológicos).

 

Recomendações da Defesa Civil SC para o período (26 a 29/05):

 

Tempestades com descargas elétricas (raios),vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca:proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

 

Texto: Marcia Peixe – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento